Proporcionar informação financeira pública relevante, fiável, completa e oportuna

26 julho 2021

Já na 4.ª edição, a pós-graduação em Administração e Gestão Financeira Pública tem os professores do ISCSP-ULisboa João Ricardo Catarino na coordenação científica e Ricardo Moraes e Soares na coordenação executiva.

A reforma da contabilidade pública impõe ao sistema contabilístico das Administrações Públicas maior nível de responsabilização, de transparência e de controlo na gestão dos recursos públicos, em resultado da implementação do Sistema Normativo Contabilístico para as Administrações Públicas (SNC-AP).

A criação da pós-graduação em Administração e Gestão Financeira Pública, sob a égide do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), tem como principais objetivos propiciar aos seus alunos o estudo e a compreensão do impacto deste normativo na vida financeira das instituições do setor das Administrações Públicas, ajudá-los a profundar o seu entendimento e a sua capacidade de aplicação prática das novas normas de contabilidade pública, sobretudo ao nível da aplicação das normas de relato e dos modelos previstos de contabilidade de gestão (modelo de custeio baseado nas atividade e centros de custo), analisando a relação entre o novo sistema contabilístico com a demais legislação financeira pública nacional (A Lei do Enquadramento Orçamental; o Tratado sobre Estabilidade, Coordenação e Governação da União Económica e Monetária; Lei dos Compromissos; Lei de Bases da Contabilidade Pública e bem assim os instrumentos financeiros agora em uso).

Espera-se, no final da pós-graduação em Administração e Gestão Financeira Pública que os alunos consigam ainda aplicar este ainda novo sistema contabilístico, orientado para o controlo das despesas públicas, e de entender os modos como ele pretende ser capaz de se adaptar às atuais exigências de uma gestão racional dos recursos públicos e de proporcionar informação financeira pública relevante, fiável, completa e oportuna.

Conheça a pós-graduação em Administração e Gestão Financeira Pública aqui.