Saltar para o conteúdo principal

Entrevista a Rui Miranda Julião sobre o Protocolo entre o ISCSP e a APODEMO

3 junho 2020

O ISCSP-ULisboa e a APODEMO assinaram recentemente um protocolo de cooperação que tem por base uma investigação em torno do Covid-19 de forma a compreender quantas pessoas estão atualmente infetadas com o vírus e potencialmente quantas foram infetadas e recuperadas desde o início do surto.

O Coordenador da Escola de Administração e Gestão da Saúde e Coordenador Científico da Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde, Professor Rui Julião, é também o coordenador da Comissão Científica do estudo e explica em entrevista quais os objetivos protocolo entre o ISCSP-ULisboa e a APODEMO - Associação Portuguesa de Empresas de Estudo de Mercado e Opinião.

P- Quais são os principais objetivos deste protocolo e porquê a APODEMO?

R- Como o próprio protocolo estabelece, entre outros, um dos principais objetivos é dotar os organismos oficiais de conhecimento sobre a imunidade da população portuguesa ao Covid-19 e desta forma poderem pensar em novas políticas públicas de saúde.

Associando as competências de cada uma das entidades que estabeleceu este protocolo, o resultado final será seguramente mais fiável e completo do que se atuassem de forma isolada. A APODEMO representa a grande maioria das empresas de estudos de mercado em Portugal, o que significa que os seus associados têm competência e conhecimento cientifico para a realização das tarefas necessárias à execução dos trabalhos que se irão realizar. A APODEMO disponibiliza assim ao ISCSP uma quantidade significativa de especialistas, de uma só vez, o que dificilmente o ISCSP conseguiria de outra forma. Acresce o facto da APODEMO ser membro da EFAMRO, entidade que agrega todas as grandes associações de empresas de estudos de mercado a nível mundial, o que lhe confere um selo de qualidade e competência, tanto técnica como científica.

P- De que forma irá funcionar este acordo entre as duas partes?

R- Em função das necessidades, o ISCSP irá recorrer às empresas associadas da APODEMO para que as mesmas executem as tarefas que serão necessárias realizar quer no que se refere ao trabalho de campo quer no que se refere também a alguma da componente cientifica que integram o projeto. Destacam-se, por exemplo, a definição e estratificação da amostra, tão necessárias para que o resultado final seja eficaz e cumpra os requisitos necessários ou seja, estabelecer o percentual de imunidade da população portuguesa.

P- De que forma o protocolo com a APODEMO irá reforçar a amplitude de serviços que o ISCSP-ULisboa oferece?

R- Para além do descrito anteriormente, os associados da APODEMO ao atuarem em diferentes sectores de mercado, nomeadamente o da saúde, têm um conhecimento aprofundado dos mesmos e relacionam-se com a maioria das empresas que neles trabalham, bem como, das Associações às quais pertencem. A APODEMO poderá também ser mais um veículo a contribuir para a angariação de fundos que suportem este projeto e inclusivamente, no futuro, as duas instituições poderão continuar a desenvolver outros projetos em conjunto.

Desta forma, o ISCSP e neste caso concreto a Escola de Administração e Gestão de Saúde reforça a sua presença em termos científicos e de consultoria nesta área específica, encetando a sua projeção em termos nacionais.

⇒ Leia a notícia sobre a assinatura do Protocolo entre o ISCSP e a APODEMO.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar