Falecimento de José Júlio Gonçalves, Professor do ISCSP

25 janeiro 2023

É com pesar que o ISCSP informa a comunidade académica do falecimento do Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa, José Júlio Gonçalves.

Nascido a 19 de janeiro de 1929, o Professor José Júlio Gonçalves manteve uma longa relação profissional com o Instituto, que se iniciou com o Curso de Administração Colonial, concluído em 1954, seguido do Curso de Altos Estudos Coloniais concluído em 1957. Nesse seguimento, foi convidado para Assistente além do Quadro do Instituto em 1959. No mesmo ano doutorou-se em Ciências Políticas, pela Faculdade de Ciências Políticas e Económicas da Universidade de Madrid.

Em 1961 foi aprovado no concurso para Professor Auxiliar do ISCSPU e tomou posse em 1967 como Professor Catedrático deste Instituto, no decurso da sua aprovação no concurso de provas públicas para catedrático que decorreu em 1956. Foi Presidente do Conselho Cientifico do Instituto, regente de várias disciplinas e assumiu funções em diferentes instituições públicas e privadas, tendo ainda participado em diversas missões de estudo e ensino internacionais.

Autor, entre outras obras, de “Os meios de comunicação social à luz da Sociologia” (1972), foi durante o Estado Novo o mais produtivo investigador de estudos jornalísticos. Ao conferir dignidade científica ao jornalismo, combateu a visão dominante de que se tratava de uma profissão cuja aprendizagem deveria ocorrer exclusivamente em contexto laboral, dispensando o ensino formal. Foi ainda Subdiretor do jornal A Capital por um breve período. Desempenhava essas funções quando em 25 de Abril de 1974 o regime foi derrubado.

A comunidade académica do ISCSP-ULisboa endereça, assim, à família enlutada os sentidos votos de condolências.