ISCSP assinala centésimo aniversário do Professor Adriano Moreira

6 setembro 2022

Nascido a 6 de setembro de 1922, o Professor Adriano Moreira completa hoje 100 anos de vida.

No dia em que celebra o 100.º aniversário, o ISCSP-ULisboa anuncia mais uma homenagem ao político e professor universitário, sempre recordado pela dedicação a esta Escola. A sessão acontece no dia 15 de setembro de 2022, no Auditório Adriano Moreira, do ISCSP-ULisboa, pelas 11h30. A cerimónia de homenagem trata-se de uma organização conjunta entre o ISCSP-ULisboa, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Academia das Ciências de Lisboa e a Sociedade de Geografia de Lisboa.

O Professor Adriano Moreira iniciou a sua atividade docente no ISCSP-ULisboa em 1950. Em 1956 fundou o Centro de Estudos Políticos e Sociais. Nomeado diretor do Instituto em 1958, procedeu à transformação da escola numa instituição universitária de Ciências Sociais que integrou a Universidade Técnica de Lisboa em 1961. Em 1969, na sequência da crise académica, assume uma posição de defesa da liberdade universitária o que ditou a sua exoneração. Após reintegração no ISCSP-ULisboa, foi eleito Presidente do Conselho Científico do Instituto (1981-1992).

Titular de uma carreira académica singular, Adriano Moreira foi uma figura marcante na história do ISCSP-ULisboa, que liderou durante um longo período, destacando-se pela determinação com que lutou para que o Instituto sobrevivesse aos regimes políticos vigentes em Portugal ao longo das décadas em que esteve ligado a esta instituição.

Adriano Moreira foi político e professor universitário. Concluiu a Licenciatura em Direito pela Universidade de Lisboa e o Doutoramento na Universidad Complutense de Madrid e no ISCSP-ULisboa. Foi Ministro do Ultramar entre 1961 e 1963, e Presidente da Sociedade de Geografia até 1974, onde promoveu o Movimento da União das Comunidades de Língua Portuguesa.

A cerimónia é restrita aos convidados, podendo ser acompanhada através da transmissão streaming no canal do ISCSP-ULisboa no YouTube.

Cerimónia de homenagem ao Professor Adriano Moreira - Cartaz (PDF) (17.68 MB)