ISCSP atribuiu prémios de mérito 2018-19

14 fevereiro 2020

O ISCSP-Lisboa uniu as celebrações do 114.º Aniversário à 5.ª Gala dos Prémios de Mérito e distinguiu, no dia 20 de janeiro de 2020, alunos, professores e investigadores do Instituto.

Na cerimónia foram entregues cerca de 40 prémios, em conjunto com a Caixa Geral de Depósitos e outros parceiros como a Marinha Portuguesa, a Fundação D. Pedro IV, a Servier Portugal e o Portal Martim Moniz.

Aos alunos que concluíram a licenciatura no ano letivo 2018/2019 foram entregues o Prémio de Mérito Escolar – Excelência, atribuído a estudante de cada licenciatura que conclua o curso com média igual ou superior a 17 valores, correspondendo a 3.500 euros e o Prémio de Mérito Escolar, atribuído ao aluno de cada licenciatura que conclua o curso com média igual ou superior a 15 valores e inferior a 17, correspondendo a 2.500 euros. Foram também entregues Menções Honrosas no valor de mil e quinhentos euros.

Com o objetivo de incentivar a valorização das carreiras e o aumento dos rácios de publicações foram atribuídos também os Prémios dos Centros de Investigação, que distinguem a produção científica dos investigadores do ISCSP. Destinado aos docentes afetos às Unidades de Coordenação que publiquem anualmente artigos em revistas indexadas foram entregues os Prémios de Investigação Avançada, e, no sentido de valorizar o desempenho dos alunos dos cursos de pós-graduação do ISCSP que prosseguem para estudos de Mestrado no Instituto, foram atribuídos os Prémios de Estudos de Pós-Graduação.

Somam-se ainda os Prémios de Mérito Escolar Servier Portugal, que distingue os três melhores alunos que concluam o curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde, com média igual ou superior a dezasseis valores; o Prémio Marinha Portuguesa, que distingue a melhor dissertação de mestrado sobre temas relacionado com o uso do mar e as suas principais envolventes; o Prémio de Mérito Fundação D. Pedro IV que premeia investigação nas diversas áreas de ação social desta Fundação, o Prémio Portal Martim Moniz, atribuído ao melhor artigo de investigação no âmbito dos Estudos sobre a China e/ou chineses e a Bolsas de Estudo Emiliano e Ana Sanchez, que premeiam os melhores projetos de doutoramento na área da Administração em Saúde, incentivando os doutorandos.

Entre os premiados esteve Pedro Gomes Rodrigues, que venceu o Prémio de Investigação Avançada da Unidade de Coordenação de Administração Pública, na sequância de um artigo sobre investimentos em saúde, publicado no Journal of Economic Studies. Para o docente e investigador do ISCSP-ULisboa “qualquer incentivo à publicação e investigação científica é muito importante porque a investigação é fundamental para a sociedade”. Também Irene Trindade, vencedora do Prémio de Mérito Escolar da Servier Portugal, vê o momento como reconhecimento de “um esforço ao longo de um ano inteiro”. Médica de formação, afirma que o ISCSP “marcou” o seu futuro e adquiriu “conhecimentos” que vai pode aplicar na prática clínica. “É uma escola que temos de reconhecer o valor e que também nos reconhecer a nós”, conclui a antiga estudante da Pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde.

Para Ricardo Nunes, vencedor do Prémio de Mérito Escolar da licenciatura em Administração Pública “este prémio é a recompensa de três anos de esforço” e espera que seja também “uma forma de motivar outros estudantes”. Com a mesma ideia ficou Daniel Vilar, vencedora da licenciatura em Administração Pública – regime pós-laboral. Depois de três anos no ISCSP, recorda o Instituto como “uma boa faculdade e com boas condições”, destacando o “acompanhamento por parte dos docentes”.