ISCSP-ULisboa homenageia Acácio de Almeida Santos

24 julho 2018

O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) homenageou Acácio de Almeida Santos, Diretor Executivo do Instituto, no dia 20 de julho de 2018 pelos 45 anos em que esteve ao serviço do ISCSP. Com o aproximar do tempo de aposentação, o ISCSP-ULisboa entendeu que o trabalho desempenhado por Acácio de Almeida Santos é exemplo de dedicação à Escola e de amizade para todos os que passaram pelo Instituto (alunos, docentes e colaboradores).

O Conselho Científico do ISCSP aprovou um voto de louvor ao Diretor Executivo pelo percurso e pelos relevantes serviços prestados ao Instituto, valorizando "a sua dedicação ímpar, o zelo, o elevado sentido ético, defendendo sempre os superiores interesses da sua Escola, a que se acresce o seu enorme contributo para a valorização do papel da estrutura dos serviços administrativos no sucesso da missão da Escola". O reconhecimento representa o "extraordinário trabalho que desenvolveu com a comunidade académica e científica do ISCSP".

Na cerimónia de homenagem realizada ao final da tarde, Manuel Meirinho, Presidente do Instituto, relembrou que Acácio de Almeida Santos “esteve sempre do lado dos superiores interesses do Instituto, doesse a quem doesse”, sendo esse o maior legado do Diretor Executivo. O Presidente do ISCSP-ULisboa referiu ainda que é importante, pelo passado e para o futuro, lembrar “aqueles que marcaram os seus pilares essenciais”, como foi sempre Acácio de Almeida Santos. O ISCSP soube reconhecer os altos serviços prestados não só ao Instituto como também à Universidade de Lisboa, agraciando o Diretor Executivo com a medalha de mérito da instituição, a primeira atribuída a um colaborador não docente.

O homenageado lembrou as pessoas com quem se cruzou na sua carreira profissional no ISCSP-ULisboa, agradecendo o apoio dos presidentes, dos funcionários, dos docentes e dos alunos com quem percebeu “o verdadeiro sentido de servir a causa pública”. Acácio de Almeida Santos demonstrou confiança no futuro da nossa Escola “que possui um extraordinário capital humano, com serviços devidamente organizados e bem estruturados, preparados para fazer face aos desafio que se colocam para o futuro”.

Acácio de Almeida Santos recebeu ainda o Diploma de Sócio Honorário da Associação de Antigos Alunos do ISCSP, entregue por Nuno Maia, Presidente da Alumni-ISCSP; o Diploma de Sócio Honorário da Associação de Estudantes do Instituto, entregue por Hélder Jesus, Presidente da AEISCSP; e uma oferta do Estado Maior General das Forças Armadas, entregue pelo Almirante António Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA).

A comunidade académica do ISCSP-ULisboa agradece profundamente todos os anos de dedicação de Acácio de Almeida Santos, lembrando-o de que será sempre parte da história ISCSPiana e parte da nossa família.