ISCSP-ULisboa premeia docentes e investigadores

31 agosto 2021

Valorizar o mérito é um dos propósitos do ISCSP-ULisboa. E este foi o mote da Sessão de Atribuição de Prémios de Mérito 2019-2020, que decorreu no dia 27 de julho de 2021, onde docentes e investigadores do Instituo foram distinguidos com 13 prémios Mérito Científico, que valorizam a investigação desenvolvida pelos docentes e investigadores do ISCSP-ULisboa, e quatro prémios na área da responsabilidade social.

Os Prémios de Investigação Avançada distinguem os docentes afetos às Unidades de Coordenação, que publiquem anualmente artigos em revistas indexadas e tem um valor de 2 mil euros cada. Nesta categoria foram distinguidos:

Unidade de Coordenação em Antropologia - Fátima Amante e Irene Rodrigues;

Unidade de Coordenação em Ciências da Comunicação - Célia Belim;

Unidade de Coordenação em Sociologia - Rosária Ramos;

Unidade de Coordenação em Serviço Social/ Política Social - Maria João Bárrios;

Para além dos premiados, o júri decidiu ainda atribuir Menções Honrosas:

Unidade de Coordenação em Administração Pública - Ricardo Dias, João Ricardo Catarino e Ricardo Moraes e Soares;

Unidade de Coordenação em Ciências da Comunicação - Alice Trindade e Sónia Sebastião;

Unidade de Coordenação em Estudos Africanos - Isabel Soares.

Com o Prémio dos Centros de Investigação, que distingue a produção científica dos investigadores do ISCSP, incentivando a valorização das carreiras e o aumento dos rácios de publicações e com um valor de dois mil euros foi premiado:

Centro de Administração e Políticas Públicas - Alexandre Morais Nunes.

O júri decidiu ainda atribuir três Menções Honrosas:

Centro de Administração e Políticas Públicas - Sílvia Luís;

Instituto do Oriente - Nuno Canas Mendes;

Centro de Estudos Africanos - Rita Amorim e Isabel Soares.

Foram ainda atribuídos Prémios de Responsabilidade Social, no valor de quatro mil euros cada.

O Prémio Inclusão, que apoia projetos que visam encontrar soluções para desafios no sistema de ensino e aprendizagem, proporcionando um reforço da integração académica dos alunos com necessidades especiais, foi entregue a Alice Trindade, com o projeto “Inclusão digital e sucesso académico”.

O Prémio Cultura, apoia a valorização da história do ISCSP-ULisboa na dimensão cultural, foi atribuído a Álvaro Nóbrega, com o projeto “Digitalização de acervo cartográfico do ISCSP e constituição de uma Mapoteca digital”.

O Prémio Wellbeing, que apoia iniciativas de promoção do bem-estar e da felicidade pública, especialmente em contexto académico, foi entregue a Sónia Gonçalves, com o projeto “Saúde e bem-estar de estudantes universitários”.

O Prémio Cidadania, que apoia atividades de responsabilidade social do ISCSP-ULisboa, distinguiu Fernando Serra, com o projeto “Programa de Educação Universitária Não Formal em Ciências Sociais e Políticas do ISCSP - Valor ao Longo da Vida”.

Todos os prémios contam com o Apoio da Caixa Geral de Depósitos.

A cerimónia de atribuição de Prémios de Mérito 2019-2020 está disponível no canal do ISCSP-ULisboa no Youtube.