Professor Adriano Moreira distinguido pelo IUM

28 julho 2022

O Instituto Universitário Militar (IUM) atribuiu, no dia 18 de julho de 2022, o Doutoramento Honoris Causa ao Professor Adriano Moreira.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esta homenagem ao antigo Professor do ISCSP-ULisboa pretendeu assinalar o seu contributo para a afirmação das ciências militares no mundo académico e para o surgimento do ensino superior militar, do qual sempre foi um embaixador.

O Professor Adriano Moreira foi nomeado diretor do ISCSP em 1958, na época Instituto Superior de Estudos Ultramarinos, trabalhando mais tarde na sua integração na Universidade Técnica de Lisboa. Em 1969, na sequência da crise académica, assume uma posição de defesa da liberdade universitária o que ditou a sua exoneração. Após reintegração no ISCSP, foi eleito Presidente do Conselho Científico do Instituto (1981-1992).