Protocolo de Cooperação entre ISCSP e UDESC começou há três anos

30 agosto 2022

O Protocolo Geral de Cooperação entre o ISCSP-ULisboa e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), celebrou três anos no dia 24 de junho de 2022.

Desde 2019, a relação entre as duas instituições foi pautada pela cooperação entre investigadores, projetos de investigação, que resultaram posteriormente em publicações, aulas conjuntas com professores do ISCSP-ULisboa e da Udesc e eventos organizados em colaboração com ambas as instituições. Esta parceria permitiu também a criação de uma bolsa de mestrado e um pós-doutoramento em Portugal para membros da comunidade académica da Udesc Esag.

Mesmo atravessando um período de pandemia, o projeto de cooperação entre o ISCSP-ULisboa e a Udesc continuou e foram realizadas, entre outubro de 2020 e junho de 2022, 24 aulas online nos vários ciclos de estudo. Em 2021 o ISCSP-ULisboa recebeu uma aluna para uma bolsa de mestrado em Gestão e Políticas Públicas e em setembro de 2022 receberá um novo aluno.

Esta parceria interuniversitária acontece, sobretudo, entre docentes do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag e da Unidade de Coordenação Científica e Pedagógica de Administração Pública (UCAP), do ISCSP-ULisboa. Um trabalho conjunto que permite sobretudo a transferência de conhecimento teórico e aplicado, estabelecimento de vínculos e institucionalização do campo disciplinar e de prática da administração e gestão pública em Portugal e no Brasil.

O Professor do ISCSP-ULisboa João Ricardo Catarino, Coordenador da UCAP, considera que este protocolo “constitui um marco nos esforços dos novos paradigmas da internacionalização na produção de ciência e na abertura de fóruns de ensino e de difusão do conhecimento”. A cooperação entre instituições “reforça a internacionalização do ISCSP-ULisboa, em linha com os novos requerimentos das agências acreditadoras e as instituições internacionais de referência na área de Administração Pública.”, concluiu.