CIEG/ISCSP apresentou "GE-HEI - Gender Equality In Higher Education Institutions"

19 julho 2019

O Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP apresentou o projeto "GE-HEI - Gender Equality In Higher Education Institutions", que visa compreender os fatores que contribuem para as desigualdades de género no Ensino Superior.

Decorreu no dia 18 de julho de 2019, no ISCSP-ULisboa, a sessão de apresentação do projeto "GE-HEI - Gender Equality In Higher Education Institutions". Um projeto desenvolvido pelo Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP, em parceira com o Institute for Gender, Equality and Difference at the University of Iceland (RIKK) e com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Presente na sessão de abertura, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, reconhece que atualmente há mais mulheres no Ensino Superior, no entanto “isso não se revela ao nível das chefias”, considerando que é necessário “haver um incentivo nesse percurso e para sentir que esse papel existe”. Incentivo esse que pode passar por projetos como o GE-HEI do CIEG, pois trata-se de “um passo em frente e muito significativo”, referiu a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro. A governante afirma ter “esperança” que este projeto “venha a produzir mais ferramentas e mais conhecimento” acreditando que esta investigação pode ser “útil às instituições de Ensino Superior” bem como “amplificar a transversalidade de mulheres e homens no Ensino Superior”.

Este projeto é financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género, cuja entidade operadora é a CIG, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, EEA Grants 2014-2021, a entidade promotora é a Direção Geral do Ensino Superior (DGES).