Saltar para o conteúdo principal

O Projeto Boomerang

15 fevereiro 2024

O Projeto Boomerang é promovido pelo CIEG/ISCSP-ULisboa e financiado pelo EEA Grants. É um estudo que incide sob a população de homens e mulheres imigrantes de nacionalidades brasileira, cabo-verdiana e ucraniana, a residir em Portugal. Visou entender o impacto económico da partilha desigual do trabalho não pago e do divórcio nas vidas desta população, analisando os seus efeitos do ponto de vista da conciliação pessoal, familiar e profissional. 

Este projeto assumiu uma visão interseccional, reconhecendo que dimensões como género, etnia, nacionalidade, idade, estatuto socioeconómico, orientação sexual e estado civil contribuem para desigualdades. 

Foi assim elaborado um Manual de Boas Práticas , focando-se na integração de pessoas imigrantes em Portugal e no apoio à conciliação entre a vida familiar e profissional. As recomendações presentes no manual visam permitir a implementação de políticas e a aplicação de medidas mais concretas que assegurem uma melhoria progressiva das condições de vida e uma integração mais efetiva das pessoas imigrantes.

Para além de encorajar o desenvolvimento social e económico através da migração e defender a dignidade humana e o bem-estar das pessoas imigrantes, o conjunto de recomendações presente neste manual reconhece o trabalho não pago de cuidado e doméstico numa abordagem sensível ao género e interseccional, com base no respeito pelos Direitos Humanos. 

Pode consultar aqui o respetivo Manual de Boas Práticas.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar