A nível internacional, entre os países da União Europeia e da OCDE, Portugal tem vindo a destacar-se como caso paradoxal, no que diz respeito à distribuição de género dos seus recursos humanos, nomeadamente no âmbito do sistema de Investigação e Ensino Superior. Apesar de apresentar uma elevada proporção de mulheres com educação formal de terceiro ciclo (incluindo em áreas tradicionalmente mais masculinizadas como as Ciências, Tecnologia e Matemática), e não obstante a crescente feminização que vem sendo observada na academia portuguesa, o número de mulheres que ocupam posições de topo na carreira docente e de investigação, bem como em cargos de liderança nas Instituições de Ensino Superior (IES) permanece relativamente baixo.
Compreender os fatores que contribuem para explicar estas e outras desigualdades no Ensino Superior, para melhor as identificar e combater, constituiu um dos objetivos do projeto GE-HEI - Igualdade de Género no Ensino Superior, que procurou analisar de forma extensiva e intensiva estes fenómenos, bem como elaborar um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de critérios de igualdade de género nas IES.
Este projeto de investigação, que adota uma abordagem de investigação-ação e uma lógica de métodos mistos para analisar as desigualdades de género no Ensino Superior, foi estruturado em torno de dois eixos fundamentais: por um lado, a produção de conhecimento sobre a temática da Igualdade de Género nas IES em Portugal; por outro, a promoção de mudança, desenvolvendo ferramentas que permitam enfrentar desigualdades existentes, aumentar a consciencialização sobre o tema e integrar o objetivo de promoção da igualdade de género no sistema de Ensino Superior.
O projeto é promovido pela DGES, Direção Geral do Ensino Superior e financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants, cuja entidade operadora em Portugal para o programa Conciliação e Igualdade de Género é a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). A coordenação científica do projeto está a cargo do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG-ISCSP-ULisboa), e tem como parceiros a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e o Institute for Gender, Equality and Difference at the University of Iceland (RIKK).
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