
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa) e a Associação Confiar - Associação de Fraternidade Prisional - P.F./Portugal, celebraram um protocolo de cooperação no dia 11 de Fevereiro de 2015.
O ISCSP-ULisboa esteve representado pelo seu Presidente, Manuel Meirinho, enquanto que a CONFIAR fez-se representar pelo seu Presidente, Dr. José da Mata de Sousa Mendes. Este protocolo visa promover a cooperação entre as duas instituições, através da realização, conjunta, de actividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e social em áreas de interesse comum, nomeadamente no âmbito do projecto “Building Bridges - Restorative dialogues with victims and offenders”, financiado pela União Europeia, no qual o ISCSP irá participar como Associated Partner, através da CONFIAR. Este projeto envolve 9 parceiros europeus (Holanda, Portugal, Hungria, Itália, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Áustria, e República Checa) e tem por objectivo adaptar e explorar a possibilidade de transferência do programa de mediação “Sycamore Tree Project (STP)” a países europeus que não o praticam.
Esta cerimónia contou ainda com a presença de Alice Trindade, Ricardo Ramos Pinto, Helena Monteiro, Vice-Presidentes do Instituto, e ainda de Acácio de Almeida Santos, Director Executivo, de Fernando Serra, Coordenador do ISCSP-Cidadania e da Unidade de Coordenação de Serviço Social do ISCSP; de Paulo Seixas, Presidente do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP); e Rui Pereira, responsável pelo projeto “Restorative Justice at Post-Sentencing Level - Supporting and Protecting Victims”, do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP).