Saltar para o conteúdo principal

ISCSP condecorado pela Marinha e pela SGL na Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2016-2017

20 janeiro 2017

A comunidade académica do ISCSP-ULisboa reuniu-se para encerrar as comemorações dos 110 Anos do Instituto na Sessão de Abertura do Ano Letivo 2016-2017. O momento foi também solene e de reconhecimento com o ISCSP-ULisboa a ser condecorado pela Marinha Portuguesa e pela Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL). Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, presidiu à cerimónia que contou com a presença e intervenção de António Cruz Serra, Reitor da ULisboa; Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP-ULisboa.  

No dia 19 de janeiro de 2017, a comunidade académica do ISCSP-ULisboa reuniu-se para encerrar as comemorações dos 110 Anos do Instituto na Sessão de Abertura do Ano Letivo 2016-2017. O momento foi também solene e de reconhecimento com o ISCSP-ULisboa a ser condecorado pela Marinha Portuguesa e pela Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL). Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, presidiu à cerimónia que contou com a presença e intervenção de António Cruz Serra, Reitor da ULisboa; Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP.  

Na sua intervenção, Manuel Meirinho falou da ligação do Instituto à Marinha e à SGL, destacando a gratidão que o ISCSP reconhece às instituições pelas quais foi condecorado. Enquanto relembrava os principais marcos dos 110 anos de história do ISCSP-ULisboa, o Presidente do Instituto recordou também que "perante contextos muito adversos nunca tivemos medo nem nos remetemos à mera lamentação. Escolhemos sempre encarar os desafios de frente, vê-los como oportunidades e nunca esquecermos as traves mestras que fazem as instituições". Para o futuro da Escola, Manuel Meirinho refere "a urgente necessidade de reforçar e valorizar o corpo docente e discente e a modernização orientada para a qualidade de todos os serviços que prestamos" como os desafios exigentes a alcançar, sem esquecer o desafio com o qual nos comprometemos há 110 anos: Valorizar Pessoas. António da Cruz Serra, fez um balanço positivo do percurso da Universidade de Lisboa, através da comparação entre aquilo que eram os projetos iniciais e o que a ULisboa conseguiu alcançar. No seu discurso, o Reitor da ULisboa lembrou os principais objetivos para o futuro de alunos, docentes, colaboradores e parceiros da Universidade.

O ISCSP-ULisboa recebeu a Medalha Naval Vasco da Gama da Marinha Portuguesa pelo facto de a Escola ter sido criada pelo Ministério da Marinha e do Ultramar em 1906, e pelos altos serviços prestados ao país no âmbito do ensino e da investigação. O Almirante António Silva Ribeiro, Chefe Maior da Armada e docente do Instituto, impôs a condecoração acompanhado pelo Almirante Luís Macieira Fragoso, ex-Chefe de Estado Maior da Armada e de Adriano Moreira, Professor Emérito da ULisboa. No discurso que proferiu, o Almirante António Silva Ribeiro destacou que "a ligação entre o ISCSP e a Marinha é evidente na simbologia da nossa Escola", elogiando a "centenária e sempre coesa relação sedimentada por ilustres professores e militares que souberam dignificar a História e valorizar as duas instituições cruzando, de forma excecionalmente frutificante, o melhor das respetivas matrizes identitárias e culturais".

A Medalha de Honra da Sociedade de Geografia de Lisboa foi atribuída ao ISCSP-ULisboa por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na condição de Presidente de Honra da SGL, e por Aires de Barros, Presidente da SGL. A condecoração distingue o elevado contributo que o Instituto tem dado no ensino, investigação e formação de excelência nas mais diversas áreas das ciências sociais e políticas ao longo dos seus 110 anos e, nas palavras do Presidente da República, é "uma forma de justiça poética". Marcelo Rebelo de Sousa referiu que tanto o ISCSP como a SGL "foram respostas a uma necessidade de conhecer, preservar, formar e administrar". "Portugal mudou, o regime político mudou, a ciência mudou mas este instituto manteve-se pertinente e atuante, servindo a comunidade, ontem como hoje", disse. No seu discurso, elogiou ainda o papel do ISCSP-ULisboa, "um dos arautos da mudança do Ensino Superior e uma das bases da formação da classe política, administrativa, académica e empresarial", que soube renovar-se. Marcelo Rebelo de Sousa associou-se, enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas, à homenagem da Marinha ao Instituto. Nas palavras do Presidente da República "onde está a Armada, aí se encontra Portugal e em nome da nossa Pátria comum agradeço também e reiteradamente o serviço desta casa à nossa armada, à sua formação, ao seu papel essencial na nossa história contemporânea. A Armada não esquece. Portugal e os portugueses não esquecerão jamais", terminou.   

A Magna Tuna Apocaliscspiana e o Quinteto Clássico de Sopros da Banda da Armada protagonizaram os momentos musicais da sessão.

Veja mais momentos da sessão na página oficial do ISCSP-ULisboa no Facebook.

Assista ao vídeo "1 Ano, 110 Histórias | 2016, Ano em Revista":

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar