Saltar para o conteúdo principal

ISCSP e GRACE debatem questões de responsabilidade social

22 novembro 2016

A 1.ª Conferência "Universidade Cidadã" realizou-se no dia 21 de novembro de 2016, no Auditório Professor Óscar Soares Barata do ISCSP-ULisboa. 

A sessão de abertura da iniciativa contou com a presença de Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP-ULisboa, Luís Roberto, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial (GRACE), e Fernando Serra, docente e coordenador do ISCSP-Cidadania.

Na sessão de abertura, Manuel Meirinho afirmou que a Universidade de Lisboa tem valorizado a sua vertente de responsabilidade social, "uma vertente mais invisível mas não menos importante" e o ISCSP, concretamente, tem contribuído através de iniciativas de apoio aos alunos, de recolha de fundos, de ligações às instituições externas, entre outras de igual importância, para o reforço desta área. O Instituto mantém-se disponível para continuar a apostar nestas iniciativas nas quais é importante que os alunos também se envolvam. O Presidente do ISCSP-ULisboa destacou ainda a iniciativa por representar o envolvimento e contributo das equipas docentes para dinamizar o programa das celebrações dos 110 Anos do Instituto.

Fernando Serra, coordenador do ISCSP-Cidadania, assegurou que "as instituições de ensino superior têm vindo a desenvolver nos campos que lhe são próprios, para além do ensino e da investigação, diversas iniciativas com a intenção de afirmar explicitamente os valores da responsabilidade social e de cidadania". Estas ações operacionalizam-se, segundo Fernando Serra, "através dos processos de gestão organizacional e em ações de envolvimento com a comunidade e territórios envolventes". A conferência teve por objetivo contribuir para o debate destas questões mas "as respostas serão, naturalmente, as possíveis e serão provisórias num mundo onde os mapas mudam tão rapidamente", disse.

Luís Roberto, do GRACE, referiu a ligação entre a associação e o ISCSP-ULisboa, destacando o entusiasmo da nossa Escola por ter sido uma das primeiras entidades académicas a abraçar este desafio. O representante do GRACE deixou ainda uma mensagem aos alunos e participantes da sessão: "trabalhem no sentido de construir  um mundo cada vez melhor, um mundo que será o vosso futuro enquanto cidadãos".

Manuel Escudero, Assessor das Nações Unidas para a iniciativa "Princípios para uma Educação de Gestão Responsável" (PRME), foi o keynote speaker da sessão com a apresentação "A Grande Esperança: Educação Responsável" e frisou que o conceito de cidadão implica direitos e obrigações, logo responsabilidades, e que "a universidade hoje deve ser parte da solução e não parte do problema".   

Veja alguns momentos da iniciativa no Facebook oficial do ISCSP-ULisboa.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar