Saltar para o conteúdo principal

Revelados os resultados do Barómetro Esperança 2020

21 fevereiro 2020

Estudo revela que a comunidade iscspiana está mais satisfeita com a sua vida pessoal e esperançada quanto ao futuro.

Já são conhecidos os resultados do Estudo “Barómetro Português da Esperança 2020 relativo à Comunidade ISCSPiana”, realizado no âmbito da Cátedra UNESCO em Educação para a Paz Global Sustentável e da Unidade de Missão ISCSP-Wellbeing.

Este projeto de investigação defende que “a esperança é uma necessidade existencial e um recurso para viver uma boa vida, não só quando tudo está bem, mas especialmente em tempos difíceis”. O estudo nacional está associado à pesquisa anual do Hope Barometer Research Program e realiza-se anualmente desde 2009.

O Barómetro da Esperança teve três objetivos principais: (1) en­corajar e apoiar um discurso público sobre a es­perança nos países participantes; (2) explorar empiricamente a esperança tal como percebida por indivíduos e grupos em diferentes contex­tos e culturas; e (3) contribuir para a compreen­são científica do complexo conceito teórico de esperança.

Entre os resultados obtidos destaca-se que os “os/as participantes estão mais satisfeito/as com a sua vida pessoal do que com o con­texto social geral” e existe “uma visão otimista relativamente ao futuro”. É na saúde e na felicidade na relação com o companheiro/a-família-casamento que os estão “os dois desejos principais” dos inquiridos”. Quanto a expetativas para 2040, os participantes mostram-se “cautelosos”, posicio­nando o desenvolvimento que antecipam do país como “semelhante à situação atual” e “receosos” quanto aos efeitos das novas tecnologias no futuro, mas “confiantes no papel da ciência, especifica­mente no seu papel promissor na área da saúde”. Os participantes eviden­ciam também “elevados níveis de apoio social, espe­rança e bem-estar”.

O relatório revela também que os valores relativos aos níveis de otimismo para 2020 são semelhantes à ava­liação da satisfação do ano de 2019, estando os portugueses muito otimistas no que toca à sua vida particular, mas menos nas dimensões da vida coletiva.

Consulte o relatório completo:

Relatório do Estudo "Barómetro Português da Esperança 2020 relativo à Comunidade ISCSPiana" (PDF) (2.22 MB)
Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar