Saltar para o conteúdo principal

O testemunho de Vanessa Asturiano, aluna da 3.ª edição da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital

27 junho 2017

Vanessa Asturiano foi aluna da 3.ª edição da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital. Vinda do Brasil, depois da experiência como Assessora de Imprensa e gestora de redes sociais da TV Globo, procurava um curso que lhe permitisse adquirir mais conhecimentos teóricos na área da comunicação digital. O testemunho que deixou após terminar a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital é a prova de que encontrou a formação que procurava no ISCSP-ULisboa. Leia o testemunho de Vanessa Asturiano abaixo.

Viajar sempre foi uma das minhas paixões, muito por influência dos meus pais, que me levaram para aventuras memoráveis. Comecei a viajar para fora quando fiz 15 anos. Primeiro conheci os Estados Unidos da América. Depois, aos 17, visitei a Austrália e fiquei lá durante dois meses. Mergulhei no universo de 30 países e cada um me encantou com a sua particularidade.

A grande mudança na minha vida aconteceu em 2016: realizei o sonho de trabalhar na TV Globo como assessora de imprensa e gestora de redes sociais nos Jogos Olímpicos do Rio. Desde janeiro, procurava um curso que me desse uma base teórica em comunicação digital - sempre acreditei que o futuro era esse -, para complementar a prática que adquiri na televisão. Foi quando decidi inscrever-me em várias universidades, pelo mundo todo.

Conversei com uma amiga de Londres que me indicou outra amiga que trabalhava na Universidade de Lisboa. Ela enviou-me os links do ISCSP-ULisboa para analisar os cursos de Pós-Graduação e Mestrado. A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital era exatamente o que eu queria fazer na minha vida profissional. Mandei um e-mail, mas sem acreditar que a instituição iria responder-me tão depressa. Mandei a documentação, fiz a inscrição e esperei pela aprovação. Em setembro, quando estava de férias com três amigas, na Tailândia, a resposta positiva da universidade chegou. No regresso ao Rio só tinha uma semana e meia para fazer as malas, despedir-me dos amigos, da família e da Globo.

A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital era o foco principal. Mudei a minha rotina e saí da minha zona de conforto: voltei a estudar, não trabalhava e morei em Sintra durante três meses. Era uma casa com duas culturas, a portuguesa e a brasileira. Descobri que a nossa língua aqui é o brasileiro e a deles é o português. A forma de cozinhar era diferente, o inverno era frio e chovia e as compras no mercado eram feitas com o telemóvel na mão para saber o que significava dióspiro, pão ralado, cacete, entre outras expressões que ouvia e não fazia ideia do que queriam dizer.

Cheguei numa quinta-feira à noite e na sexta já tinha aula. O curso tinha começado uma semana antes. Depois de dois dias em Lisboa, decidi começar o meu blogue pessoal, um projeto antigo que revisitava quando viajava. Pensei: será que posso criar o meu blogue e colocá-lo como o projeto final da Pós-Graduação? Apresentei a ideia aos professores e eles aceitaram. A Professora Sónia Sebastião e o Professor David Monteiro foram fundamentais na evolução do conceito do meu blogue. O negócio começou mal. Não estava a acertar na ideia central nem na viabilização comercial do blogue. Comecei a estudar a concorrência, falei com os professores e o maior desafio foi criar um novo nome. Fiquei noites sem dormir para chegar ao Tripper Talks. Queria algo só em Portugal, mas não tinha certeza se ia ficar cá para dar continuidade à ideia. Em fevereiro, criei o canal do YouTube e uma rúbrica semanal chamada Estilando. Foi aí que o espaço começou a ganhar mais seguidores. Eu já não fazia vídeos há muito tempo, a minha última reportagem foi quando era estagiária de uma TV a cabo. Aprendi a editar, a fazer o off, a cortar a imagem e a fotografar na internet, ao procurar, pesquisar e testar.

O blogue tornou-se o meu negócio, um canal aberto para falar das riquezas de Portugal sob um olhar peculiar de uma imigrante brasileira. Os dois pilares giram em torno dos assuntos que abordo: Turismo e Imigração. Um planeamento enorme de conteúdos, de monitorização, de pesquisa, de SEO e de Inbound. Utilizar estas ferramentas tornou-me numa profissional mais completa e capacitada. Em Portugal também fiquei mais sensível, mais emotiva, mais humana.

A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital, a aprendizagem cultural - as diferenças entre nós, países irmãos, são muitas – e a minha vivência tanto na Universidade, como em Lisboa e Portugal foram muito enriquecedoras. O curso transformou-me numa outra pessoa. Passei a dar mais valor aos conceitos teóricos, a pensar numa estratégia com fundamento e o melhor disto é não ter de deixar de lado a minha criatividade.

Só tenho a agradecer aos professores pelo que me ensinaram e aos colegas que me receberam muito bem e, acima de tudo, me respeitaram como uma imigrante brasileira dentro da Universidade de Lisboa.

Para finalizar: viaje para onde puder, até para o lugar mais improvável. Lá existem pessoas e histórias e, consequentemente, conhecimento.

As candidaturas para a 4.ª edição da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital já estão abertas! Obtenha mais informações sobre este curso e candidate-se, aqui. 

 

Visite o Tripper Talks nas redes sociais:

Facebook

Youtube

Instagram

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar