Ranking de Shangai 2023 - ULisboa no Top 300 a nível mundial

28 agosto 2023

A ULisboa mantém a sua posição entre as 300 melhores universidades do mundo noAcademic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como ranking de Shangai. O mais antigo e dos mais prestigiados rankings internacionais do Ensino Superior.

A Universidade de Lisboa sobe ainda dois dos seus indicadores, nomeadamente o número de investigadores altamente citados e o número de publicações em revistas científicas de Nature and Science

Desde 2003 que o ranking é publicado anualmente e nesta edição foram analisadas mais de 2500 universidades, com o objetivo de publicar as 1000 melhores. Foram adoptados seis indicadores que incluem:

• O número de alumni e docentes com o Prémio Nobel e Medalhas Fields;
  • O número de publicações em revistas científicas de Nature and Science;
  • O número de investigadores altamente citados, o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index;
  • O desempenho per capita da universidade.