
No sentido de compreender as dimensões desta área, o Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP-ULisboa organizou a Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde. O curso tem a sua segunda edição no ano letivo de 2016/2017 e apresenta-se como mais um passo para a valorização do protocolo de cooperação assinado a 17 de julho de 2015 pelo ISCSP e pela Servier.
No testemunho recolhido pelo ISCSP-ULisboa para a apresentação deste novo curso, José Albino Mendes refere também que "os estudiosos, os cientistas, os especialistas, os governos têm criado modelos vários, mais pragmáticos ou mais políticos, conforme as orientações e as necessidades, para quantificar ganhos e perdas em saúde" e que esta Pós-Graduação é exemplo disso porque tem como objetivo "desenvolver o saber e a aplicação de medidas de gestão daqueles ganhos e perdas".
A realidade vivida pelas sociedades hoje em dia reflete-se em "necessidades maiores com recursos menores" e, por isso, justifica-se apostar em "especialistas cada vez mais capacitados para lidar com esta encruzilhada, identificando e valorizando o necessário para o distribuir da forma mais abrangente possível, eliminando ou reduzindo o redundante e o desprezível.
Na opinião do Diretor Geral da Servier Portugal, a parceria com o ISCSP-ULisboa e a associação da fundação ao curso de Administração e Gestão da Saúde é "o contributo para a formação de qualidade dos responsáveis pelas escolhas em saúde, quando, no exercício das suas respetivas responsabilidades, forem chamados a gerir o bem maior que é a Saúde em prol do maior número dos necessitados". A Servier Portugal cumpre assim o desígnio de "participar para o progresso na Saúde".
A Servier Portugal entrega anualmente o Prémio de Mérito Escolar aos três melhores alunos que concluam o curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde, no valor global de seis mil euros. Saiba mais sobre este prémio aqui.
Obtenha mais informações sobre este curso no website dos cursos de Pós-Graduação do ISCSP-ULisboa.