Sessões Mediterrânicas de Altos Estudos Estratégicos

16 março 2023

O Instituto do Oriente e o ISCSP-ULisboa organizaram, de 6 a 10 de março, e em parceria com a Fondation Méditerranéenne D’Études Stratégiques – FMES, as Sessões Mediterrânicas de Altos Estudos Estratégicos. Na organização destas sessões colaboraram: o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), o Instituto Universitário Militar (IUM), o Observatório do Mundo Islâmico (OMI), o Instituto da Defesa Nacional (IDN), o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP-ISCSP), a Marinha Portuguesa e a Guarda Nacional Republicana.

Durante esta semana, e no ano em que Portugal assume a Presidência do 5+5 Defesa, participantes de diversos Estados Membros do Diálogo 5+5 para o Mediterrâneo, em representação de instituições civis e militares, tiveram oportunidade de assistir a um conjunto de palestras de personalidades relevantes das diversas áreas de cooperação do Diálogo 5+5, bem como a possibilidade de ouvir o Senhor Ministro da Administração Interna e ainda Embaixadores e Diplomatas. Os participantes realizaram também visitas à Base Naval de Lisboa, à Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana e ao Museu da Marinha.

Estas sessões foram uma oportunidade para os jovens participantes aprofundarem o seu conhecimento relativo à cooperação dos países das duas margens do Mediterrâneo, tendo, durante a semana, produzido um conjunto de recomendações políticas com o intuito de reforçar a segurança e assegurar a cooperação dos assuntos de defesa do Diálogo 5+5.

Os participantes terão, agora, oportunidade de participar na segunda semana destas sessões que decorrerá na Université Euro-Méditerranéenne de Fès (Marrocos).