A nossa escola
-
Sociedade de Geografia
1906-1933
-
Palacete Anjos, Príncipe Real
1933-1962
-
Palácio Burnay, Junqueira
1962-2001
-
Campus Universitário do Alto da Ajuda
2001
-
O Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas comemorou um século de existência em 2006. A sua génese remonta ao terceiro quartel do século XIX quando, em 1878, na recém-criada Sociedade de Geografia de Lisboa, foi aprovado um designado Projecto de uma Escola de Disciplinas relativas à Terra e à Gente e às Línguas do Ultramar Português – Curso Colonial Português. Através do ensino e da investigação científica, o objectivo era o de responder à ameaça do avanço das potências europeias em África, materializado na Conferência de Berlim de 1884-85, criando um corpo especializado de administração pública de nível superior que ocupasse os territórios colonizados por Portugal.
-
A 18 de janeiro de 1906 é publicado o decreto fundador da Escola Colonial, que a instala na Sociedade de Geografia. Nasce então o atual ISCSP-ULisboa com a missão de ensinar as línguas das possessões portuguesas ultramarinas, e a história e geografia coloniais. A Sessão Solene inaugural acontece a 25 de outubro do mesmo ano e tem lugar na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, com a presença da Família Real. Por missão foi desde logo consagrada a premissa de fazer bem (talent de bien faire) que chega até aos dias de hoje com o foco na “valorização de pessoas”.
-
São solenemente inauguradas as novas instalações da Escola Superior Colonial no Palacete Anjos, ao Príncipe Real, a 31 de maio de 1933. E marca a 2.ª-fase da vida desta Escola. Que a 12 de novembro de 1954, por determinação do Ministro do Ultramar, Almirante Sarmento Rodrigues, a Escola Superior Colonial passa a designar-se Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (ISEU). Mas a dinâmica da Escola não passava indiferente na altura e em 1961 o então ISEU é integrado na então Universidade Técnica de Lisboa, que passa a contar com uma Escola de Ciências Sociais.
-
Um palácio de memórias que cravou o percurso académico de muitas gerações, sempre inquietas e resilientes pela tão almejada conquista do “espaço vital” da Escola. Contra o regime político de então e a necessidade de expandir a sua atividade, o saudoso Palácio Burnay define a 3.ª fase da história do Instituto. E a 20 de novembro de 1962 são inauguradas pelo Presidente da República, Almirante Américo Tomás, as novas instalações do ISCSPU no Palácio Burnay, na Junqueira. Dias depois o ISEU passa a designar-se por Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina (ISCSPU), até que finalmente em 17 de maio de 1974 recebe a designação atual de Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) designação que já havia sido avançada por Adriano Moreira no Colóquio Pedagógico, em 1969.
-
Conquistado o tão desejado “espaço vital” é no Alto da Ajuda que é então construído o atual edifício que dá vida ao ISCSP. Uma obra assinada pelo arquiteto Gonçalo Byrne, de linhas contemporâneas, cujo complexo de instalações e equipamentos nos coloca com uma das melhores instituições de ensino superior em Portugal. A mais recente fase da vida do ISCSP foi então inaugurada a 18 de aneiro de 2002, pelo então Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Em 2006 comemorou o primeiro centenário da sua existência e desde então a dinâmica da Escola voltou a abraçar o mundo. Hoje, integrado na Universidade de Lisboa, a maior universidade de Portugal, o ISCSP-ULisboa acolhe mais de 4000 alunos, 50 nacionalidades, distribuídos por mais de 100 cursos por vários ciclos de estudo. Sempre apoiado por uma comunidade de docentes e funcionários que trabalham diariamente para manter viva a nossa missão: valorizamos pessoas.
Estudar em Lisboa
Transportes
Viver em Lisboa
Gastronomia, lazer e diversão
Turismo
10
Cursos
Licenciaturas
O futuro está à tua espera! Conquista-o. Conhece as 14 licenciaturas que o ISCSP-ULisboa tem para te oferecer, em regime diurno e em pós-laboral. Decide com confiança.
17
Cursos
Mestrados
Ainda decide se é o momento certo? A formação graduada de 2.º ciclo pode ser a melhor opção para reforçar o seu currículo académico. Temos 16 mestrados para oferecer nas principais áreas das Ciências Sociais e Políticas.
11
Cursos
Doutoramentos
Se procura uma opção formativa de nível superior, apresentamos-lhe os nossos programas de doutoramento, alinhados em áreas estratégicas das Ciências Sociais e Políticas, com o rigor e a qualidade científica e pedagógica que caracterizam o ISCSP-ULisboa.
19
Cursos
Pós-Graduações
A precisar de atualizar-se ou profissionalizar alguma área determinante para o seu percurso profissional ou à procura de diferenciar o seu CV? As nossas pós-graduações têm certamente a melhor resposta.
23
Cursos
Formação Especializada
Falamos de formação à medida com abordagens pedagógicas e programas altamente especializados, com vocações temáticas particulares. Saiba mais e reforce a sua formação.