Next Generation: You! (3.ª Edição) – Democracia e Integração Europeia

Vai decorrer a 3.ª edição do Next Generation: You!, uma parceria inter-universidades (ISCSP-ULisboa, U. Aveiro, U. Évora, U. Beira Interior, U. Minho, U. Coimbra), com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal30.

O tema deste ano é relativo à Democracia e Integração Europeia, onde se pretende perceber o papel que a integração europeia tem na consolidação da democracia. Este evento enquadra-se como atividade do Centro de Documentação Europeia ISCSP-ULisboa, num ano marcante, de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e da realização das eleições para o Parlamento Europeu (de 6 a 9 de junho de 2024).

Entre março e maio de 2024, serão organizadas seis conferências, uma por universidade participante. A primeira conferência ocorre no ISCSP-ULisboa no dia 14 de março de 2024, pelas 14h30, no sob o tema: democracia e participação cívica dos jovens.

Pode assistir à conferência através do canal de YouTube do ISCSP.

Para além das Conferências serão organizados workshops. A participação nos Workshops é feita sob candidatura por parte de grupos de 4 elementos, que se poderão candidatar a qualquer um dos Workshops realizados em cada universidade. Cada grupo deverá inscrever-se, de 16 de fevereiro a 4 de março de 2024, mediante umformulário aqui disponível para o respetivo workshop e apresentar uma breve carta de motivação (300 palavras) sobre as razões que o levam a candidatar-se, assim como a resposta a 3 questões:

• Porque é importante votar nas eleições para o Parlamento Europeu? (100 palavras)
  • Identifica os direitos que tens enquanto cidadão/cidadã da UE (100 palavras)
  • Como vês a União Europeia num horizonte de 20 anos? (100 palavras)

Posteriormente, o grupo que apresentar o melhor position paper em cada Universidade, que será produzido após os grupos serem selecionados, será contemplado com uma viagem e estadia em Bruxelas, onde os elementos terão a oportunidade de visitar a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu, bem como contactar com representantes e funcionários das respetivas instituições da UE.

O primeiro Workshop será no dia anterior à Conferência no ISCSP-ULisboa, no dia 13 de março das 14h30 às 16h30, via online.

14 março 2024 - 13 maio 2024

Auditório Óscar Soares Barata, piso 0