Sessão Solene Doutoramento Honoris Causa - Roberta Metsola

Vai ter lugar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas a Sessão Solene de atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa a Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, conferido pela Universidade de Lisboa, no dia 19 de abril de 2024, às 10h30, na Aula Magna Professor Adriano Moreira.

Roberta Metsola é Presidente do Parlamento Europeu (PE), o segundo maior parlamento do mundo. É licenciada em Direito, com uma especialização em Direito e Política da União Europeia, e tem um mestrado em Estudos Europeus, pelo Colégio da Europa, em Bruges.

Anteriormente, foi Primeira Vice-Presidente do Parlamento Europeu, tendo, entre outras, a responsabilidade de acompanhar os Parlamentos Nacionais, o que tornou a sua relação com a Assembleia da República extremamente importante durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Antes de ser eleita deputada ao PE, exerceu funções na Representação Permanente de Malta junto da União Europeia (UE), tendo sido consultora jurídica do então Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

É a terceira mulher a ocupar o cargo de Presidente do PE, depois de Simone Veil (1979-82) e Nicole Fontaine (1999-2002), ambas de nacionalidade francesa. É a Presidente mais jovem de sempre da instituição, tendo sido eleita com uns impressionantes 74% dos votos.

19 abril 2024

Auditório Professor Doutor Adriano Moreira, Piso -1