Workshop "Práticas de Avaliação Responsável da Investigação"

A Universidade de Lisboa aderiu recentemente à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment. Ao integrar esta iniciativa global, a ULisboa reafirma o compromisso com a investigação de qualidade e com a promoção de práticas de avaliação mais justas, íntegras e transparentes.

A CoARA é uma iniciativa internacional que surgiu em dezembro de 2022 e reúne mais de 600 entidades de 46 países, incluindo parceiros Unite! e instituições portuguesas, com o objetivo de implementar uma reforma sistémica da avaliação da investigação, dos investigadores e das organizações de investigação. As alterações propostas abrangem diferentes áreas, desde o recrutamento e progressão na carreira, ao financiamento e avaliação de investigadores, projetos e instituições, ou à publicação de artigos científicos.

Na primeira parte deste workshop, durante a manhã, será discutida a visão da CoARA segundo a qual a avaliação deve reconhecer os diversos resultados, práticas e atividades que maximizam a qualidade e o impacto da investigação, assim como a sua integridade. Para tal, é necessário que a avaliação se baseie principalmente em juízos qualitativos, para os quais a análise pelos pares é fundamental, apoiada por uma utilização responsável de indicadores quantitativos. Será possível partilhar conhecimentos e experiências, abordando temas como contextos locais, especificidades de áreas científicas e motivações ou reflexões sobre desafios e boas práticas.

Na parte da tarde, realiza-se um workshop presencial de quatro horas sobre os objectivos do currículo narrativo, diferentes formatos e critérios de avaliação. Posteriormente, os participantes escreverão os seus projetos de currículo narrativo e receberão feedback individual.

Muitas agências de financiamento, tanto a nível nacional como internacional, solicitam currículos narrativos para apoiar candidaturas de projetos, abandonando os formatos tradicionais baseados em métricas quantificáveis. Este novo modelo vai além do típico currículo académico, alinhando-se com os princípios da CoARA, ao proporcionar uma visão abrangente das competências e realizações individuais. A sessão hands-on pretende promover esta abordagem holística na avaliação e apresentação dos percursos individuais. Dado o número limitado de lugares, outras sessões estão planeadas ao longo do ano.

Mais informação sobre a CoARA em https://coara.eu

Programa Provisório

9h30 - 9h45  | Abertura

9h45 - 10h30  | Conferência – "Joining forces for the reform of research assesment: CoARA vision, and state-of-the-art. What's in there for your organisation?" – Lidia Borrell-Damián, CoARA Steering Board and Secretary General of Science Europe

10h30 - 11h45  | Debate – “Práticas e avaliação responsável da investigação”

11h45 - 12h30  | Q&A

14h - 18h  | Workshop hands-on “Curriculos narrativos” (Reservado)
A formação é realizada pela Fellowsherpa e destina-se a investigadores principais/investigadores seniores. É um workshop presencial de quatro horas sobre os objetivos do currículo narrativo, diferentes formatos e critérios de avaliação. Os participantes escrevem os seus projetos de currículo narrativo e recebem feedback individual.

As inscrições devem ser submetidas aqui.

Fonte: Universidade de Lisboa

10 maio 2024