Saltar para o conteúdo principal

Plano Curricular e Corpo Docente

Coordenação

Coordenação Científica

Manuel Meirinho
Manuel Meirinho

Manuel Meirinho

Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa
Coordenador da Unidade de Coordenação de Ciência Política do ISCSP-ULisboa

Coordenação Executiva

Sofia Aureliano
Sofia Aureliano

Sofia Aureliano

Professora Auxiliar Convidada do ISCSP
Assessora de Comunicação Política na Assembleia da República

Marketing Político e Estratégias Integradas de Comunicação

Novos media e novas ferramentas de marketing político. A importância da comunicação política para a transmissão das mensagens aos diferentes públicos-alvo; tipos e estruturas de comunicação aplicadas à atividade política. Persuasão, influência e nudging nas estratégias de comunicação política. O poder do storytelling como ferramenta de comunicação política.

Manuel Meirinho
Manuel Meirinho

Manuel Meirinho

Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa
Coordenador da Unidade de Coordenação de Ciência Política do ISCSP-ULisboa

Sofia Aureliano
Sofia Aureliano

Sofia Aureliano

Professora Auxiliar Convidada do ISCSP
Assessora de Comunicação Política na Assembleia da República

Marketing Político e Estratégia Digital

- O poder da Web no processo de gestão estratégica da comunicação política;
- Digital Design Thinking: da estratégia à ação;
- Plataformas e táticas Web;
- Content Marketing e os efeitos do contágio social;
- Guerrilha online: informação e contra-informação em campanha eleitorais;
- Governação; contingência e gestão de crise em ambiente digital;
- Case-studies.

David José Monteiro
David José Monteiro

David José Monteiro

Coordenador da Área de Marketing e Comunicação do ISCSP
Coordenador-adjunto da Academia Digital do ISCSP
Autor do livro “Comunicação 2.0"

Espaço Público, Televisão e Debate Político

Promover o entendimento dos vários elementos que constituem e contribuem para o espaço público político, nomeadamente os seus principais atores, a importância da sua dimensão mediática e a relevância do debate como veiculador de informação política.

Maria Flor Pedroso
Maria Flor Pedroso

Maria Flor Pedroso

Jornalista Antena 1 - RTP

Anabela Neves
Anabela Neves

Anabela Neves

Jornalista e Comentadora

Jornalismo Político e Comunicação Política

Análise da importância do jornalismo político na gestão da comunicação política.

Vítor Gonçalves
Vítor Gonçalves

Vítor Gonçalves

Jornalismo, apresentador e coordenador do programa Grande Entrevista da RTP

Agenda Política e Comunicação Governamental

Compreender as decisões e escolhas coletivas, a perceção das mensagens políticas e a “natureza do eleitor”; a estrutura de um “Gabinete Político”; avaliação de políticas e o seu grau de viabilidade.

José Arantes
José Arantes

José Arantes

Diretor da RTP África
Assessor do Primeiro-Ministro Cavaco Silva entre 1985 e 1995
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro Durão Barroso

Comunicação de Crise e Media Training

Antecipar a comunicação em cenários de crise política e gerir a comunicação em momentos de grande pressão mediática.

José Cabral d' Aguiar
José Cabral d' Aguiar

José Cabral d' Aguiar

Administrador da ALL Comunicação

 

Assessoria de Comunicação e Atividade Política

Gestão da relação com os jornalistas. Enquadra-se a assessoria de imprensa na estratégia global de comunicação. Apresentam-se e discutem-se os vários formatos de comunicação, as regras a cumprir e os erros a evitar nos contactos com as redações.

Carla Grou
Carla Grou

Carla Grou

Account Director na All Comunicação

Eleições Competitivas e Estratégias Eleitorais

Enquadramento teórico e perspetivas de análise que permitam compreender: a) a evolução das campanhas eleitorais no quadro das transformações da democracia, dos partidos políticos e do eleitorado; b) o modo como os partidos definem as suas estratégias eleitorais, c) a utilização do marketing político nas campanhas eleitorais.

António José Seguro
António José Seguro

António José Seguro

Professor Auxiliar Convidado do ISCSP-ULisboa

Laboratório de Media e Comunicação Política

Fornecer interação direta com os media, conciliando a formação teórica, essencial para compreender o complexo panorama mediático nacional, nas suas múltiplas vertentes, com a formação prática, fundamental quer para o treino e abordagem na interação com os diferentes meios, quer para o aprofundamento académico destas matérias.

José Cabral d' Aguiar
José Cabral d' Aguiar

José Cabral d' Aguiar

Administrador da ALL Comunicação

Luís Rosa
Luís Rosa

Luís Rosa

Redator Principal do Observador

Seminário Temático

Cinco workshops com especialistas convidados.

  • Comunicação Política e Poder Local.
  • Humor e Política: Forma de fazer oposição?
  • Fake News: uma arma ou uma ferramente?
  • Novos movimentos populistas: o papel dos novos media.
  • E-politics: que desafios?
Manuel Meirinho
Manuel Meirinho

Manuel Meirinho

Professor Catedrático do ISCSP-ULisboa
Coordenador da Unidade de Coordenação de Ciência Política do ISCSP-ULisboa

Sofia Aureliano
Sofia Aureliano

Sofia Aureliano

Professora Auxiliar Convidada do ISCSP
Assessora de Comunicação Política na Assembleia da República

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar