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Doutoramento em Ciências da Comunicação

Propinas

1.º ano: €3000

2.º ano: €1500

3.º ano: €1500

Vagas

20

Horário

6.ª feira: 18h às 22h
Sábado: 9h às 13h

Candidaturas

Abertas

Idioma:

Português

Duração

3 anos

Razões para escolher este Doutoramento:

  • Organização do plano de estudos e do processo aquisição de competências e avaliação (nas várias unidades curriculares) para o desenvolvimento de um projeto de investigação sobre comunicação, do interesse do/a candidato/a e enquadrado pelas áreas temáticas prioritárias do curso;

  • Acompanhamento efetivo e dedicado de um corpo docente especializado, com investigação nas áreas temáticas prioritárias;

  • Participação nas atividades da Linha de Investigação ComCid – Comunicação e Cidadania, do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP/FCT);

  • Acesso ao Prémio Estudos Sobre a CPLP.

Acreditações | Parcerias

A3Es
A3Es

Breve Apresentação

O doutoramento tem como matriz os temas centrais e interdisciplinares das Ciências da Comunicação e tem as seguintes áreas temáticas prioritárias de investigação: comunicação estratégica (nível organizacional e societal); comunicação e cidadania; comunicação de crise; comunicação e saúde; comunicação e turismo; comunicação política; diplomacias e comunicação; ética e deontologia em comunicação; estudos de media (no contexto aplicado do jornalismo e da comunicação estratégica); jornalismo e sociedade; jornalismo literário; representações mediáticas de públicos vulneráveis.

Em cada unidade curricular, a avaliação é feita por trabalho individual, apresentado e discutido oralmente, e exigindo:

  • Demonstração do domínio dos conceitos associados à metodologia, métodos e técnicas de investigação avançada, desenho e implementação de projetos;
  • Demonstração da compreensão sistemática do domínio científico, especificamente matérias que constituem o “estado da arte” das Ciências da Comunicação;
  • Desenvolvimento de sistematizações e análises empíricas sobre os principais paradigmas de estudo do fenómeno comunicacional, incluindo as teorias e a epistemologia, as várias vertentes da Comunicação e a sua relação com a estratégia organizacional, com os públicos e as esferas públicas, com o poder político e com os media.

Objetivos

  • Desenvolver conhecimento avançado numa perspetiva de aprendizagem orientada nas Ciências da Comunicação, com critérios de elevada exigência e rigor;
  • Promover competências operacionais para a investigação interdisciplinar suscetíveis de contribuir para o avanço do conhecimento e da intervenção prática fundamentada na comunicação mediática e estratégica;
  • Estimular a autonomia e a originalidade científica, a análise crítica e a capacidade de comunicação e transferência do conhecimento;
  • Incentivar a integração dos estudantes em redes e centros de investigação, facilitando a mobilidade e a participação em encontros científicos nacionais e internacionais.

Coordenação

Coordenadora

Sónia Margarida Pedro Sebastião
Sónia Margarida Pedro Sebastião

Sónia Margarida Pedro Sebastião

Professor(a) Catedrático(a)

Piso 3 - Gabinete 21 - Bloco Tejo

Coordenador Adjunto

Paulo Jorge dos Santos Martins
Paulo Jorge dos Santos Martins

Paulo Jorge dos Santos Martins

Professor(a) Auxiliar

Piso 1 - Gabinete 25 - Bloco Tejo
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