Relatório do inquérito aos estudantes sobre as condições para acompanhar o progresso de ensino/aprendizagem à distância

7 maio 2020

O ISCSP-ULisboa realizou um inquérito para avaliar as condições dos estudantes para acompanhar o processo de ensino/aprendizagem à distância. O processo decorreu com recurso a três instrumentos. Primeiro pela inquirição direta efetuada, entre 23 e 27 de março de 2020, com apoio da AEISCSP junto dos núcleos de estudantes que apurou um grupo de 33 estudantes sem equipamento informático, depois pela aplicação de um inquérito, entre os dias 31 de março e 3 de abril, através da plataforma Survey Monkey a todos os estudantes dos três ciclos e finalmente por contacto telefónico a um segmento de alunos identificados como potencialmente com mais dificuldades. O uso deste instrumento deveu-se ao facto de o inquérito ter sido aplicado via digital, não permitindo o seu preenchimento aos estudantes sem acesso à internet.

Os resultados revelam que a maioria dos estudantes encontra-se no local de residência própria (76%) e 17,8% encontram-se noutros locais; na sua maioria os estudantes possuem equipamento informático próprio, sendo que 11% partilham equipamento ou não têm qualquer equipamento. Quanto a efeitos de participação em atividades de ensino à distância, é ainda significativa a percentagem de estudantes que, tendo computador, o mesmo não é adequado a tais atividades (5,5%), valor que acresce ao total de estudantes sem equipamento (2,9%). De referir ainda que a maioria dos estudantes tem boas condições de acesso à internet, ainda que o segmento dos que têm condições limitadas ou sem condições seja significativo (16,4%).

Consulte os resultados do relatório:

Relatório do Inquérito aos estudantes sobre as condições para acompanhar o progresso de ensino/aprendizagem à distância (PDF) (0.88 MB)