Conferência com Maria de Belém Roseira marca início da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Saúde

31 outubro 2019

A conferência “Saúde: Um Direito Fundamental e Um Direito Humano” inaugurou a 5.ª edição da pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde.

A 5.ª edição da pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde do ISCSP-ULisboa, arrancou no dia 30 de outubro de 2019, com uma conferência proferida por Maria de Belém Roseira, subordinada ao tema "Saúde: Um Direito Fundamental e Um Direito Humano".

Maria de Belém Roseira sublinhou que quando se fala em saúde é “importante perceber qual o nosso contexto”, sendo a “dignidade humana”, um conceito que deve estar “bem presente” para quem tem a responsabilidade de gerir instituições. A oradora lembrou ainda aos estudantes da pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde que existem “fatores externos que influenciam o estado de saúde das pessoas”, referindo a “condição social” como um fator “determinante” na saúde da população. Considera, por isso, que “a saúde tem que ser uma voz muito ativa nas condições em que as pessoas vivem”.

Sobre a pós-graduação, Maria de Belém Roseira disse ser “muito importante que os profissionais de saúde pensem sobre a gestão da saúde”, vendo aqui uma oportunidade de os alunos pensarem em políticas de saúde em geral, ficando “com mais enquadramento e ferramentas que lhes permitem influenciar no bom sentido a gestão das instituições”.

A pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde do ISCSP-ULisboa é reconhecida oficialmente pelo Colégio da Competência em Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos e destaca-se por ter “uma componente teórica e prática, o que permite aos alunos ter mais conhecimento e mais armas operativas para que no dia-a-dia possam desempenhar as suas funções”, referiu Rui Miranda Julião, responsável pela coordenação científica do curso.

Esta pós-graduação é organizada pelo Instituto de Estudos Pós-Graduados do ISCSP (ISCSP-IEPG), em colaboração com a Escola de Administração e Gestão de Saúde do ISCSP.