Saltar para o conteúdo principal

Dia da Estratégia debateu "Geopolítica, Desinformação Estratégica e Segurança Nacional"

15 novembro 2019

Dedicado ao tema "Geopolítica, Desinformação Estratégica e Segurança Nacional", decorreu no ISCSP-ULisboa, no dia 13 de novembro de 2019, o Dia da Estratégia.

Já na sétima edição, o Professor do ISCSP-ULisboa, Heitor Barras Romana, explica que "temos procurado introduzir questões e análises sobre aspetos que consideramos relevantes no âmbito das ciências sociais e políticas e dos estudos políticos e estratégicos" e por isso a reflexão acontece fora de aula, não apenas por docentes dos ISCSP, como também por especialistas internacionais.

Para o responsável da organização do Dia da Estratégia, "um dos lemas da unidade de estratégia é perceber o amanhã. O presente já está e temos uma perspetiva de projeção do conhecimento e é na essência a realização destes dias da estratégia.".

Mas falar de estratégia no ISCSP-ULisboa é recuar a 1985, quando foi criado o mestrado nesta área de estudo. O Almirante António Silva Ribeiro, Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, recorda que "o ISCSP sempre esteve ligado à estratégia, porque aqui ensinou-se a explorar a pouca força que Portugal tinha para manter o seu império e esta é a grande força da estratégia".

A realização deste evento é para o Almirante António Silva Ribeiro "um momento de intercâmbio de conhecimentos entre especialistas de várias ciências", o que permite "encontrar soluções para os problemas estratégicos, tirando partido da força que têm, seja muita, seja pouca, e tirando partido de algo diferenciador, que é a vontade de gerir estes esforços", conclui.

A web e tudo o que existe nela apresenta-se hoje como um desafio a vários níveis, entre eles a desinformação, por vezes estratégica, que dela pode resultar, pois a internet não é apenas um lugar de encontro de cidadãos, mas também de desinformação. Temas que foram abordados pelos oradores convidados António Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, e Hugo Leal, docente na Universidade de Cambridge que não foram indiferentes à aluna da licenciatura em Relações Internacionais, Sílvia Ribeiro, que reconhece a “importância” da discussão das plataformas e redes sociais no seio das universidades. "Somos jovens e se calhar não temos as informações necessárias para fazer uma utilização correta destes serviços", justifica acrescentando que deste encontro leva "conhecimentos e informações importantes como a vida de uma informação viral e de uma teoria de conspiração".

Conheça o mestrado em Estratégia do ISCSP-ULisboa.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar