Saltar para o conteúdo principal

ISCSP analisou colaboração possível no setor da saúde entre público e privado

7 junho 2021

A conferência “Setor público e privado – Que colaboração possível e desejável”, decorreu no dia 18 de maio de 2021, no ISCSP-ULisboa e teve como oradores Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João.

“Há uma complementaridade entre privado e público” começou por dizer Óscar Gaspar, acrescentando que esta complementaridade se reflete no “combate às listas de espera”. O Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada referiu ainda que “os problemas de saúde vão ser tão fortes nos próximos anos que seria uma irresponsabilidade querermos que eles apenas fossem respondidos por um setor público” e sublinhou a importância de “aproveitar os recursos que existem em função das necessidades”. Reconhece que os “interesses” de ambos os setores “nem sempre estão alinhados”, mas ainda assim “devem trabalhar em conjunto para uma melhor cobertura de prestação de cuidados de saúde a todos os cidadãos”.

Fernando Araújo, na sua intervenção concordou com o orador anterior, admitindo ser “favorável às parcerias público-privadas, público-sociais e publico-publicas”, desde que estas respeitem três premissas: contratos exigentes, monitorização rigorosa e transparência em todo o processo. Se estas três dimensões estiverem asseguradas, o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João considera que o importante é “encontrar as melhores soluções para os utentes”. E destacou que o sistema de saúde deve ser “focado nos cidadãos, justo, inclusivo e mais económico”.

Esta foi a segunda sessão, de um total de cinco, do ciclo “Fins de tarde na cidade” subordinada ao tema ‘Novas perspetivas para o futuro da saúde em Portugal’". A próxima sessão, está agendada para dia 25 d emaio de 2021 e será dedicada ao tema “Sector Público e Social – Que articulação se pretende”.

O evento é organizado pelo ISCSP-ULisboa e a sua Escola de Administração e Gestão de Saúde, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde e pretende contribuir de forma crítica para a reflexão sobre o Sistema Nacional de Saúde nas suas diferentes vertentes.

A gravação da conferência “Setor público e privado – Que colaboração possível e desejável”, está disponível através do canal oficial do ISCSP-ULisboa no Youtube.

⇒ Conheça a pós-graduação do ISCSP-ULisboa em Administração e Gestão de Saúde aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar