Saltar para o conteúdo principal

ISCSP promove ciclo de conferências dedicado à área da Administração e Gestão de Saúde

Inicia-se no dia 11 de maio de 2021 a iniciativa “Fins de tarde na cidade” subordinada ao tema ‘Novas perspetivas para o futuro da saúde em Portugal’. Um ciclo de cinco conferências dedicada a questões relacionadas com a área da Administração e Gestão de Saúde e que irá decorrer no Auditório Adriano Moreira do ISCSP-ULisboa.

O ISCSP-ULisboa e a sua Escola de Administração e Gestão de Saúde, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde procuram assim, com esta iniciativa, contribuir de forma crítica para a reflexão sobre o Sistema Nacional de Saúde nas suas diferentes vertentes.

A pandemia vai provocar uma alteração substantiva no Sistema Nacional de Saúde dos diferentes países. Compete a estes, juntar pessoas com conhecimento diferenciado ao nível da saúde, e desta forma, criar massa crítica que permita perspetivar o futuro da saúde em Portugal.

Reunimos, em concreto, quatro antigos Ministros da Saúde para o painel inicial, num encontro inédito neste contexto pandémico. Assim, a primeira de quatro conferências agendada para dia 11 de maio, às 17h30 terá como convidados Maria de Belém Roseira (Ministra da Saúde entre 1995 e 1999), Luís Filipe Pereira (Ministro da Saúde entre 2002 e 2005), Paulo Moita de Macedo (Ministro da Saúde entre 2011 e 2015) e Adalberto Campos Fernandes (Ministro da Saúde entre 2015 e 2018), que falarão sobre “O Futuro do Sistema Nacional de Saúde – O que é obrigatório e necessário fazer”.

Os painéis serão conduzidos e moderados pelos elementos da comissão organizadora, Rui Miranda Julião, professor e coordenador da Escola de Administração e Gestão de Saúde do ISCSP-ULisboa e Carlos Marques, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde.

Nas sessões seguintes reunimos, ainda, outros especialistas, focando perspetivas distintas, face às diferentes problemáticas da Administração e Gestão de Saúde.

A segunda conferência está marcada para 18 de maio, dedicada ao tema “Setor público e privado – Que colaboração possível e desejável”, com Óscar Gaspar, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. João. Segue-se depois, a 25 de maio, a sessão “Sector Público e Social – Que articulação se pretende”, que terá como oradores António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. A 1 de junho, com a temática “A importância da escolha dos parceiros na criação de valor em saúde”, realiza-se a quarta sessão do ciclo, com Paulo Duarte, Presidente da Associação Nacional de Farmácias, João Almeida Lopes, Presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e Germano de Sousa, Presidente do Centro de Medicina Laboratorial. O ciclo de conferências termina a 8 de junho dedicado ao tema “A gestão de Unidades de Saúde pelas autarquias - Uma solução ou um problema”, onde estarão como oradores Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

O ciclo de conferências “Novas perspetivas para o futuro da saúde em Portugal’” será presencial, embora limitada e restrita, de acordo com as regras de combate à pandemia Covid-19. No entanto, irá ser transmitido em streaming no canal oficial do ISCSP-ULisboa no Youtube.

Cartaz - “Fins de tarde na cidade” subordinada ao tema ‘Novas perspetivas para o futuro da saúde em Portugal’” (PNG) (0.26 MB) Cartaz - “Fins de tarde na cidade” subordinada ao tema ‘Novas perspetivas para o futuro da saúde em Portugal’” (1.ª conferência) (PNG) (0.66 MB)

⇒ Conheça a pós-graduação do ISCSP-ULisboa em Administração e Gestão de Saúde aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar