


A apresentação aconteceu no final do primeiro dia do CLAG na Aula Magna Professor Adriano Moreira.
O livro teve como objetivo analisar diferentes abordagens, passadas e presentes, sobre a construção do pensamento crítico da gestão que pode agregar valor às práticas de gestão atual e permitir, assim, repensar os estilos de gestão adotados. Trata-se de "um grande livro sobre pensadores da gestão”, assegura Rosa Geremias, uma das coordenadoras da obra, que explica que a ideia passou por “pegar nos nomes dos grandes pensadores e nas suas ideias chaves e apresentá-las para os dias de hoje”.
Com esta obras os autores quiseram encontrar quais são as ideias “que ainda fazem sentido” nos dias de hoje e “repensar as práticas de gestão atuais e alterar ou influenciar os estilos de liderança”.
Segundo Rosa Geremias, o grande desafio atual “passa pelo grande capital humano, versus máquina e era digital”. “Será que a introdução das máquinas pode ser uma mais valia?”, questiona, acrescentando que “chegou a altura de não pensarmos só na eficiência do homem, mas também da maquina” e alerta que a ideia não remete obrigatoriamente para uma substituição, pois acredita que “podemos coabitar e aproveitar o melhor dos dois mundos”.
A obra integra a Coleção Manuais Pedagógicos das Edições ISCSP e é coordenada por Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma e Rosa Geremias. O prefácio é da autoria de António Saraiva, Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP).
⇒ Leia a notícia sobre o V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública.