V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública recebeu centenas de participantes

4 dezembro 2019

O ISCSP-ULisboa acolheu, nos dias 14 e 15 de novembro de 2019, o V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública (CLAG), dedicado ao tema “A Administração e a Gestão para o Século XXI: Desafios e Oportunidades".

Nove anos passados desde o primeiro encontro que deu origem ao CLAG, “temos assistido a vários desafios em matriz de administração pública e gestão de recursos humanos” referiu o Presidente do ISCSP-ULisboa, Manuel Meirinho, no momento de abertura do congresso, onde garantiu também que “tudo faremos para reforçar este projeto”, que acredita ter “todas as condições para se afirmar como a próxima comunidade epistémica no âmbito da lusofonia”.

Centrado na partilha, debate e discussão de várias vertentes e perspetivas focadas no presente e futuro da administração e gestão, com vista a discutir as dinâmicas organizacionais e sociais que potencialmente contextualizem e estimulem o desenvolvimento de pessoas e organizações, o CLAG contou com cerca de 500 participantes e mais de 70 intervenções.

Entre os oradores esteve Marco António Teixeira, da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, que abordou o debate sobre a reforma do Estado no Brasil, explicando “quais seriam as funções fundamentais que o estado não pode abrir mão” e alertou que “os países lusófonos têm problemas comuns, mas as soluções não são para todos iguais, porque existem particularidades”. Para Marco António Teixeira “é crucial” esta troca de experiências de cada país, pois potencia “o conhecimento”.

Da mesma opinião é Leyla Nascimento, da World Federation of People Management Associations, que afirma que o CLAG “mobiliza para melhores práticas” através da troca de experiências e isso é “o mais importante”. A oradora trouxe ao debate a gestão de pessoas e humanização e acredita que “caminhamos para uma transformação geral nos modelos de gestão, principalmente na questão de como as pessoas podem ser melhor qualificadas e capacitadas diante de tantas mudanças com a tecnologia artificial”.

Já Leonardo Secchi, da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, falou sobre paradigmas de gestão púbica, mostrando a mudança nos modelos de administração, quer pelos modelos burocráticos, a nova gestão pública e a governança pública. “Uma forma de ver a nova transformação não como um modelo, mas como uma nova racionalidade na administração pública”, referiu o moderador que reconhece que “temos que melhorar a relação e a aprendizagem mútua entre Portugal e todos os países lusófonos”.

No final do evento o Coordenador da Unidade de Coordenação de Gestão de Recurso Humanos, Miguel Lopes, acreditava que “nesta edição demos um salto qualitativo e quantitativo”, não pelo número de participantes, mas também pala discussão em torno dos trabalhos apresentado. Para o professor João Ricardo Catarino, Coordenador da Unidade de Coordenação de Administração Pública, João Ricardo Catarino, perante um paradigma de mudança “eventos deste tipo mostram que é possível raciocinar, pensar, refletir, para chegarmos a um futuro melhor, a administrações públicas mais eficientes, mais baratas, mais simples e uma cidadania mais aprofundada”.

O encontro ficou ainda marcado pela apresentação do livro “Os Grandes Pensadores da Gestão”, bem como pela Assinatura do Memorando de Entendimento do Fórum Lusófono de Administração e Gestão. O V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública foi organizado pelo Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) e pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-ULisboa e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Teve como parceiros o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), a Universidade de Fortaleza e a RH Magazine.