ISCSP recebeu cerimónia de atribuição de prémios aos vencedores “Next Generation: You”

14 julho 2022

A cerimónia de entrega de prémios aos vencedores da iniciativa “Next Generation: You!” teve lugar no ISCSP, no Auditório Óscar Soares Barata, no dia 12 de julho de 2022.

O projeto “Next Generation: You!” nasceu por iniciativa das professoras do ISCSP-ULisboa Carla Costa e Andreia Soares e Castro e depressa saltou as barreiras da Universidade de Lisboa para criar uma rede interuniversitária, associando-se assim a mais cinco universidades portuguesas: Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora e Minho.

Desta parceria resultou uma série de conferências e workshops, uma por cada universidade e foi lançado o desafio aos alunos de forma a reunir um conjunto de contributos dos jovens universitários portugueses que traduzam a sua visão e expectativas sobre a evolução da União Europeia. Os grupos que apresentaram o melhor position paper foram premiados com uma viagem e estadia em Bruxelas, onde vão visitar a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e contactar com representantes e funcionários das respetivas instituições.

Presente na cerimónia, Sofia Moreira de Sousa, Representante da Comissão Europeia em Portugal referiu que as expectativas da iniciativa foram “superadas”, reconhecendo que há um “mérito académico muito grande” nos trabalhos apresentados que abordaram temas europeus e desafios atuais com um ângulo de como a Europa pode dar resposta. Sofia Moreira de Sousa disse ainda que sugestões desenvolvidos pelos jovens universitários “correspondem às políticas que estão a ser desenhadas (na UE), há uma sintonia” e este envolvimento da população nas questões europeias é também importante para a Comissão Europeia “haver este tipo de debates com alunos que se debruçam sobre temas que nos afetam todos e qual é o ângulo que a Comissão Europeia pode tentar dar resposta é essencial”, concluiu.

Também para a Professora do ISCSP-ULisboa Carla Costa, umas das organizadoras do “Next Generation: You!” as expectativas “foram largamente superadas”. Embora a primeira edição esteja a chegar ao fim, Carla Costa está já de olhos postos no futuro: “queremos fazer mais edições e envolver mais universidades”. A docente acredita que iniciativas como esta mostram, da parte dos jovens, “um interesse genuíno em participarem na construção de um projeto que é deles”.

Conheça os premiados do projeto “Next Gerneration: You!” aqui.