ISCSP recebeu conferência internacional EGPA2022

15 setembro 2022

Entre os dias 6 e 9 de setembro de 2022 o ISCSP-ULisboa foi palco da EGPA 2022 Conference, dedicada ao tema “Public Administration for the Sustainable Future of our Societies. Uma iniciativa promovida pelo European Group for Public Administration (EGPA) do International Institute of Administrative Sciences (IIAS), em colaboração com o Instituto Nacional de Administração (INA) e à qual o Instituto também se associou.

Para o Presidente da EGPA, Jean-Michel Eymeri-Douzans, foi “maravilhoso” o resultado final da Conferência EGPA, que se realiza anualmente e este ano juntou em Lisboa mais de 500 participantes. O Presidente da EGPA destacou que estiveram reunidos académicos da Administração Pública, jovens investigadores e profissionais dos principais parceiros europeus do EGPA/IIAS. “Uma sociedade de aprendizagem, que reúne na Europa colegas que trabalham em instituições públicas, em políticas públicas de vários países”, salientou. Ao longo de quatro dias houve sessões plenárias, seminários, sessões de grupos de estudo permanentes, e reuniões paralelas.

O Presidente do ISCSP-ULisboa, Ricardo Ramos Pinto, destaca a “importância” do Instituto se associar a este evento, pois “um dos eixos de preocupação do ISCSP é o da internacionalização e o do reconhecimento internacional”.

A Presidente do INA, Luísa Neto, referiu que “só se consegue fazer um trabalho sustentado em parcerias” e é por esse motivo que a Administração Pública “tem de ser suficientemente aberta para ir buscar outros contributos para a sua decisão”.

Presente na cerimónia de abertura, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, considera “evidente que discutir sustentabilidade, é também discutir o papel da Administração neste caminho”. Salientando o “papel do estado nos tempos de mudança”, acredita também que a ponte que se cria entre instituições e administração pública permite “garantir aquilo que nos move a todos, que é um futuro melhor”.