Saltar para o conteúdo principal

ODDH-ISCSP organiza colóquio “A Lente dos Direitos Humanos na Pesquisa Social em Deficiência: Indicadores e Processos"

7 abril 2022

“A Lente dos Direitos Humanos na Pesquisa Social em Deficiência: Indicadores e Processos” é o tema do colóquio que se realiza no dia 7 de abril de 2022, no ISCSP-ULisboa, organizado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH-ISCSP). A sessão realiza-se em formato híbrido: na sala Lisboa do ISCSP-ULisboa e com transmissão via zoom.

Na colóquio será apresentado publicamente o relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021” (5ª edição) da autoria do ODDH-ISCSP. O estudo mostra que nos últimos 10 anos (entre 2011 e 2021) o desemprego registado na população com deficiência em Portugal continental aumentou 30,5%, sendo este crescimento muito mais acentuado nas mulheres (+63,1%) do que nos homens com deficiência (+9,8%). Pelo contrário, no mesmo período, na população portuguesa este indicador diminuiu (-43,2%), tanto nos homens (-47,7%) como nas mulheres (-39,2%). A Apresentação ficará a cargos das docentes do ISCSP-ULisboa e investigadoras do ODDH - ISCSP Paula Campos Pinto, Patrícia Neca e Sofia Bento.

“Metodologias de investigação participada e baseadas em direitos humanos com pessoas com deficiência: uma experiência espanhola durante a pandemia” será outro dos temas em debate, por María Gómez-Carrillo, Marie-Curie Research Fellow e ODDH/ISCSP-ULisboa, e Carmen Molina, Comité para la Promoción y Apoio de la Mujer Autista (CEPAMA).

Esta iniciativa pretende ainda promover a reflexão e debate sobre a participação de pessoas com deficiência em projetos de investigação e pesquisa social que visam promover os seus direitos humanos, contando para o efeito com a partilha de experiências internacionais, especificamente no contexto espanhol, onde alguns destes processos de investigação participada têm sido aplicados.

A participação é livre, mediante inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui.

Acompanhe o colóquio “A Lente dos Direitos Humanos na Pesquisa Social em Deficiência: Indicadores e Processos” através da ligação: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84054809343?pwd=T24vWXNFQlBoSlAyM2lqL1ZYMGJlQT09; password: 898724.

Colóquio “A Lente dos Direitos Humanos na Pesquisa Social em Deficiência: Indicadores e Processos” - Cartaz (PDF) (0.69 MB)
Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar