Saltar para o conteúdo principal

Um retrato da prisão

14 maio 2021

Cinedebate online - 6 de maio de 2021, Portugal - 18h-20h (GMT+1:00); Brasília-Brasil - 14h-16h (GMT- 3:00)

O ISCSP associa-se à Falange Produções, de Porto Alegre, Brasil, para uma primeira edição de um cineclube, centrado sobre os sistemas prisionais no Brasil e em Portugal. O debate será enriquecido pela exibição do episódio da série televisiva “Retratos do Cárcere”, de 2019, intitulado “Encarceramento em massa: a tragédia prisional brasileira” produzido por aquela produtora brasileira.

Qual a realidade do sistema prisional nos dois países? Que desafios enfrentam os respetivos estabelecimentos prisionais? Que perspetivas são veiculadas pelos diferentes intervenientes? O processo de encarceramento promove ou não a diminuição da criminalidade? Estas e outras questões serão debatidas neste primeiro cineclube.

Link de acesso: https://youtu.be/WONsgWQ6Sj4.

18h00 Abertura

18h15 Exibição do documentário “Encarceramento em massa. A tragédia prisional brasileira”, da série “Retratos do Cárcere”

19h00 Debate

Moderação: Dália Costa (ISCSP-Ulisboa)

Participantes especiais: Tatiana Sager (Diretora da série Retratos do Cárcere); Renato Dornelles (Roteirista da série Retratos do Cárcere); Luca Alverdi (Coprodutor associado)

Especialistas convidados: Rui Pereira (Jurista, antigo Ministro da Administração Interna, Professor Catedrático Convidado do ISCSP-ULisboa e coordenador do OCCJR); Celso Rodrigues (Sociólogo, Bacharel em Direito e Historiador) 

19h50 Encerramento

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar