Saltar para o conteúdo principal

Reforçar culturas organizacionais de maior transparência e equidade

21 julho 2021

O ISCSP-ULisboa lança a primeira edição da pós-graduação em Ética na Vida Pública, com coordenação científica da Professora do ISCSP-ULisboa Cristina Sarmento e coordenação executiva da vice-coordenadora do  Observatório Político, Patrícia Oliveira.

A exigência ética na vida pública atravessa discursos e práticas. A integridade como requisito nos processos de formação, recrutamento e exercício de funções tornam esta pós-graduação em Ética na Vida Pública imprescindível para a capacitação e especialização de profissionais nas mais diversas áreas de atividade.

pós-graduação Ética na Vida Pública é realizada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), em parceria com o Observatório Político (OP) e o Observatório de Economia e Gestão da Fraude (OBEGEF). O compromisso entre instituições reforça a escolha dos candidatos por uma formação de qualidade e excelência.

Os candidatos a frequentar esta pós-graduação em Ética na Vida Pública terão a oportunidade de integrar uma instituição centenária, firme e inovadora no ensino e na investigação; poderão beneficiar de um ambiente académico dinâmico e com infraestruturas modernas, com amplo acesso aos recursos de pesquisa e divulgação de ciência; serão acompanhados por um conjunto distinto de docentes nas áreas da ciência política, administração pública, de especialistas e profissionais com experiência relevante nas áreas da ética, transparência, integridade e da prevenção da fraude e da corrupção; e poderão beneficiar do enquadramento teórico e prático disponibilizado pelos docentes, tal como recentemente publicado na obra Ética e Integridade na Vida Pública, editado pela Almedina. O lançamento da obra está previsto para outubro, em data a anunciar brevemente, e contará com a apresentação pública realizada por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Os candidatos a frequentar a pós-graduação em Ética na Vida Pública terão a oportunidade de participar neste evento, bem como dos seminários externos com oradores convidados e especialistas nestas matérias da ética, transparência e integridade.

Do sector público ao privado, a aposta na formação individual em transparência e integridade visa dotar de complementaridade e, sobretudo, atribuir uma vantagem competitiva ao nível da empregabilidade e das competências de responsabilidade, autonomia, gestão e de avaliação nas dinâmicas de emprego e no exercício público de funções.

O desenvolvimento de estratégias de prevenção da fraude e da corrupção e a gestão prática da integridade contribuem para reforçar culturas organizacionais de maior transparência e equidade, fortalecer a qualidade das democracias, e para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável, tal como definidos internacionalmente na Agenda 2030.

pós-graduação em Ética na Vida Pública – Estratégias e Gestão Prática, na sua 1ª edição, consiste, assim, numa escolha consciente e esclarecida de futuro quanto ao rumo profissional e às exigências institucionais da ética na vida pública.

⇒ Conheça a pós-graduação em Ética na Vida Pública aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar