A aposta na atitude empreendedora da formação de líderes

6 julho 2018

No ISCSP-ULisboa a formação não se centra apenas em competências e conhecimentos. Ali procura-se cultivar um conjunto de valores humanistas que ajuda, antes de mais, a formar cidadãos.

Enquanto escola de Ciências Sociais, o ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) tem as questões dos valores sociais e da cultura no cerne do que ensina e investiga. Como refere em entrevista Miguel Pereira Lopes, coordenador da Unidade de Coordenação de Gestão de Recursos Humanos do instituto, são esses valores que depois permitem aos alunos demostrar o seu “valor” no trabalho que desenvolvem, culminando num reconhecimento da sua formação académica.

Os dois slogans do ISCSP-ULisboa são “Tradição e Inovação” e “Valorizamos Pessoas”. Como é que isto se concretiza?

Apesar do slogan “valorizamos pessoas” ser de todo o instituto, é especialmente caro à área de gestão de Recursos Humanos. Somos uma escola de Ciências Sociais e as questões dos valores sociais e da cultura estão no cerne do que ensinamos e investigamos. No ISCSP não se estuda, vive-se. E vive-se através do ensino, mas também dos múltiplos eventos que ajudam a formar pessoas. Já a expressão “tradição e inovação” resulta do que somos hoje e do que queremos reforçar no futuro: uma escola com mais de 112 anos com um passado de grande relevo no estudo e na formação de administradores e gestores. Contudo, o ISCSP tem sabido rejuvenescer e manter-se na fronteira da inovação nos domínios em que actua. A criação da licenciatura, mestrado e doutoramento em Recursos Humanos atesta essa dinâmica. Acresce que, fruto de uma grande abertura ao exterior, com a entrada professores vindos de outras escolas, principalmente na última década, o ISCSP tem hoje um mix perfeito entre tradição e inovação, que lhe permite manter a sua matriz
distintiva de forma inovadora.

A área de Recursos Humanos é uma forte aposta do ISCSP. O que justifica esta aposta?

A aposta justificou-se pela elevada procura que temos em toda esta oferta. Os Recursos Humanos em Portugal eram uma área carente de formação especializada e onde os profissionais que existiam – e ainda existem muitos – tinham formação académica em áreas como Sociologia, Psicologia, Direito, ou, até mesmo, História. Ao desenvolver esta fileira de ensino e investigação no ISCSP, fomos colmatar essa lacuna.

Leia a entrevista completa à Human Resources Portugal:

Entrevista a Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma e Helena Marujo - Área de Gestão de Recursos Humanos do ISCSP-ULisboa (PDF) (1.95 MB)

Conheça as Pós-Graduações do ISCSP-ULisboa, aqui.