Saltar para o conteúdo principal

ISCSP-ULisboa: escolha acertada, útil e diferenciadora

10 setembro 2018

António Z. está há 18 anos na mesma empresa, desde o ano 2000, e testemunha-nos que a forma de exercer as suas funções tem mudado mais neste período de tempo do que outros colegas de trabalho no mesmo ramo tinham experimentado no conjunto de muitas décadas anteriores. O testemunho de António comprova que uma das diferenças entre o século XX e o XXI reside, em grande parte, neste fenómeno de aceleração e de mudança, colocando ao profissional necessidades de adaptação e consequente formação constantes.

A invenção da imprensa no século XV foi uma poderosa força disruptiva na transmissão do conhecimento: revolucionou-se a área dos saberes, abrindo o que era anteriormente reservado a escolhidos, através da reprodução mecânica dos textos, uma tecnologia com potencialidades extraordinárias. A acrescida facilidade e abrangência na comunicação à distância não parou mais, a não ser quando o próprio Homem a preferiu travar ou impedir, por mecanismos de censura ou exclusão de públicos. A educação lucrou com esta e outras tecnologias e com a evolução no pensamento que o debate mais informado permitiu.

A partir da década de 1970, a educação foi agregada a um conceito cunhado por Fred Hirsch e que se aplica a todo o tipo de bens: o de bem posicional, aquele cujo valor individual depende da situação que cada um tem em relação aos outros, ou seja, um valor relativo para o próprio que aumenta com a escassez no outro. A educação e formação proposta pelo ISCSP-IEPG procura responder a esta exigência, ao oferecer formação adequada a quem nos escolhe, com a mais-valia de ser única nas competências que desenvolve com os formandos e nas potencialidades que lhes pretende fomentar no seu meio profissional.

A oferta divide-se em diferentes áreas: Estudos Sociais, Políticos e Estratégicos, de Administração, Pública e Local, Comunicação e Digital, Valorização de Recursos Humanos, Igualdade de Género e ainda formação nas áreas compreendidas na Cátedra UNESCO E=GPS, da responsabilidade da Universidade de Lisboa e coordenada pelo ISCSP. O âmbito destas formações sustenta-se em dois eixos fundamentais que norteiam a oferta do IEPG: a fileira dos nossos cursos conducentes a grau, e a inovação nas Ciências Sociais e Políticas, área matricial do ISCSP-ULisboa, onde ensino e investigação que aqui se concretizam conferem um lastro de experiência e saber. O reconhecimento externo tem chegado também através dos parceiros institucionais que nos escolhem e que conferem credibilidade adicional e certificações externas que trabalhámos para merecer.

A formação em si é titulada por docentes e especialistas internos, cuja ação é complementada pelos melhores do mercado nas suas áreas que connosco colaboram como docentes das Pós-Graduações. A credibilidade académica de docentes de carreira é devidamente complementada, num rácio aproximado de 1/1, por profissionais dos diferentes sectores, especialistas com provas dadas e que enriquecem um ensino com objetivos concretos de valorização profissional individual. As matérias são aprofundadas em algumas ds unidades curriculares, com a consequente aplicação em módulos de construção própria, em seminários, projetos e workshops de concretização e aplicação a casos individualizados.

Acrescenta-se também, nesta hipótese de formação superior, um dos princípios que estiveram na origem do Processo de Bolonha, que alterou o modelo de ensino superior, no caso a obtenção de ECTS na pós-graduação que permitam a creditação em formação a nível dos Mestrados lecionados no ISCSP-ULisboa. A escolha é do participante, mas pode ser ajudada por um importante recurso disponibilizado pelo ISCSP aos melhores estudantes de cada curso: a obtenção de um prémio pecuniário de mérito a investir na prossecução de estudos de Mestrado no nosso Instituto.

A escolha do ISCSP-IEPG tornará o participante em elemento de uma comunidade de Alumni forte, que atualmente já oferece aos elementos que a constituem apoios da mais variada índole, inclusivamente financeira: os Alumni ISCSP têm reduções no custo das propinas.
A frequência de Pós-Graduações do ISCSP-IEPG tem sido escolha para muitos recém-licenciados, e profissionais dos sectores público e privado. A consulta da nossa oferta vai certamente redundar numa escolha acertada, útil e diferenciadora.

Conheça os cursos de Pós-Graduação do ISCSP-ULisboa para o ano letivo de 2018-2019, aqui.

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar