Apoio a pessoas com deficiência diminuiu com a pandemia Covid-19

11 dezembro 2020

Face à crise pandémica provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) do ISCSP-ULisboa procurou perceber como, em Portugal, esta situação estaria a ser experienciada pelas pessoas com deficiência e respetivas famílias, através do estudo “Deficiência e Covid-19 em Portugal”, que será publicamente apresentado no V Encontro do ODDH – “A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas”. Nos inquéritos realizados foram recolhidas informações, entre outros aspetos, sobre os impactos da pandemia: no acesso a apoios e serviços, no acesso à educação e ensino e na saúde e bem-estar psicológico das pessoas com deficiência e cuidadores(as).

Entre as principais conclusões, o estudo revela que apoios e serviços, considerados essenciais para as pessoas com deficiência, apenas foram retomados parcialmente e em muitos casos ainda se encontram suspensos, desde a chagada da pandemia Covid-19 a Portugal. O estudo provido pelo ODDH do ISCSP-ULisboa revelou ainda insatisfação com o acompanhamento dado aos alunos com deficiência, mesmo após a reabertura das escolas, elevados níveis de ansiedade, tristeza e preocupação com um possível agravamento da sua situação económica, e ainda familiares e cuidadores/as que expressam cansaço e exaustão, embora se registem melhorias após o desconfinamento.

Durante V Encontro do ODDH – “A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas” vai ser também apresentado o Relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020.