Pandemia Covid-19 teve um impacto negativo no emprego das pessoas com deficiência

11 dezembro 2020

O Relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020”, elaborado pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH) do ISCSP-ULisboa avança que, entre outros dados, em junho de 2020 havia 13.270 pessoas com deficiência inscritas como desempregadas nos centros de emprego, registando-se um aumento de 10% face aos dados globais de 2019 (12.027 inscritos com deficiência).

Segundo o ODDH do ISCSP-ULisboa, os dados recolhidos para o mesmo relatório, que vai ser apresentado no V Encontro do ODDH – “A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas” revelam “de forma bastante clara os impactos negativos da pandemia provocada pela Covid-19 no emprego das pessoas com deficiência, evidenciando a vulnerabilidade estrutural deste grupo no acesso ao emprego”. Relativamente à educação destaca-se um indicador relacionado com o abandono escolar. Os dados disponíveis do Inquérito Europeu às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC, 2018) mostram que em 2018, a taxa de abandono escolar precoce nos alunos e alunas com deficiência com idades entre os 18 e os 24 anos em Portugal era de 21,9%, muito superior à média dos alunos sem deficiência em Portugal (+9,5 p.p.; 12,4%).

Por sua vez, os dados relativos às Condições de Vida e Proteção Social mostram que no indicador risco de pobreza ou exclusão social há também um desfasamento considerável entre pessoas com e sem deficiência: em 2018 em Portugal o risco de pobreza ou exclusão social nas mulheres com deficiência (29,1%) era 11,2 p.p. superior ao risco enfrentado pelas mulheres sem deficiência (17,9%), e no caso dos homens era de 9,8 p.p. (28,1% vs. 18,3%).

Durante o V Encontro do ODDH – “A Deficiência face à crise pandémica: desafios e respostas” foram também revelados os resultados do estudo “Deficiência e Covid-19 em Portugal”.

Relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2020” (PDF) (8.59 MB)