Sessões Mediterrânicas Marrocos

24 julho 2023

Na semana de 3 a 6 de Julho de 2023, a Professora Catedrática Teresa de Almeida e Silva e o Doutorando Diogo Cardoso, do ISCSP-ULisboa, participaram na segunda parte das Sessões Mediterrânicas de Altos Estudos Estratégicos, organizadas pela Université Internationale de Rabat, pelo Sciences Po Rabat e pela Fondation Méditerranéenne d'Études Stratégiques (Toulon-França), que decorreram em Rabat (Marrocos).

Em 2023, o ISCSP, em conjunto com o Instituto do Oriente, organizaram a primeira parte destas sessões, criadas pela FMES, em Lisboa, que ocorreram com um elevado grau de sucesso. Estas iniciativas demonstram o papel central do ISCSP, no panorama nacional e internacional, na área dos Estudos Estratégicos e Internacionais, consolidando também a internacionalização do Instituto.

Em Marrocos, a Professora Catedrática Teresa de Almeida e Silva, e o Doutorando Diogo Cardoso, apresentaram uma comunicação intitulada “Portugal’s Foreign Policy: an overview of the Mediterranean Basin Geopolitics”, onde abordaram a política externa portuguesa, as Grandes Opções do próximo Conceito Estratégico de Defesa Nacional, a participação de Portugal em Missões e Operações Internacionais (NATO, UE, ONU e bilaterais/multilaterais), bem como a proposta de extensão da Plataforma Continental e importância estratégica dos cabos submarinos.

Destaca-se também participação do Mestrando do ISCSP-Ulisboa, Hugo Coutinho Gonçalves, que foi o único auditor do programa a apresentar uma comunicação, intitulada “The Iberian-Moroccan Dream: Hosting the 2030 World Cup”, onde realçou a importância da Diplomacia do Desporto e as vantagens desta candidatura conjunta ao Mundial de 2030.