Simulação do Conselho Europeu

13 fevereiro 2023

A Professora Carla Costa participou, enquanto coordenadora nacional selecionada pelo CRUP, no projeto piloto de Simulação do Conselho Europeu, em Bruxelas, entre os dias 1 e 3 de fevereiro de 2023.

Ao longo de 3 dias, jovens universitários de todos os Estados Membros reproduziram as sessões do Conselho Europeu e do COREPER, assumindo as funções dos dirigentes políticos e técnicos dos respetivos países.

A delegação portuguesa era constituída por 6 estudantes de várias universidades do país (Coimbra, Minho, Beira Interior, Aberta, Madeira e ISCTE), tendo tido uma prestação de grande relevo e qualidade ao longo de toda a Simulação.

Este projeto piloto teve como principais objetivos permitir que os jovens cidadãos compreendam o papel dos Estados-Membros na tomada de decisões da UE, aumentando a conscientização sobre como as instituições da UE, e em particular o Conselho, funcionam. Bem como convidar os estudantes a refletir sobre potenciais oportunidades profissionais, estágios em várias instituições da UE, e criar parcerias duradouras com universidades, fomentando a cooperação entre instituições.