II Conferência ISCSP de Estudos Políticos, Estratégicos e Internacionais

A II Conferência ISCSP de Estudos Políticos, Estratégicos e Internacionais, a ter lugar no dia 18 de maio de 2023, no ISCSP-ULisboa, apresenta o tema “Guerra e Paz no século XXI. Os desafios e o futuro da Ordem Liberal Internacional”.

Após o sucesso da I Edição, sobre a Democracia e o Autoritarismo e face aos mais recentes desenvolvimentos relativos à guerra na Ucrânia, torna-se particularmente oportuno continuar a reflexão sobre a sua influência no presente e no futuro da ordem liberal internacional.

O debate académico e científico em torno desta problemática adquiriu particular expressividade ao longo da última década, à medida que o mundo foi sendo confrontado com diversas crises, conflitos e processos políticos de complexidade progressivamente crescente: da crise da Zona Euro à ascensão e declínio do Daesh, da anexação da Crimeia pela Rússia ao crescimento dos fluxos migratórios e de refugiados, do surgimento de movimentos sociais e partidos políticos populistas ao Brexit, dos efeitos da Administração Trump na política externa dos EUA à pandemia de COVID-19 e, a partir de Fevereiro de 2022, da invasão da Ucrânia pela Rússia à escalada da narrativa geopolítica numa perspectiva global.

Este conflito representa o retorno da guerra ao continente europeu e nele convergem diversas tensões patentes na competição entre grandes potências com diferentes visões sobre o futuro da ordem internacional. É esse o foco central da partilha de conhecimentos e do espaço para reflexão e debate que o evento procura proporcionar.

A sessão conta com diversos oradores de reconhecido mérito da Universidade Portuguesa e da Universidade de Princeton (Estados Unidos da América), distribuídos por dois painéis, um dedicado à ‘Guerra’ e outro à ‘Paz’.

A entrada no evento é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, disponível através do seguinte link:https://forms.gle/fDk362nQ9VZkHmMu8.

Para mais informações, consulte o Programa da Conferência, onde constam todos os painéis e participantes:

II Conferência ISCSP de Estudos Políticos, Estratégicos e Internacionais “Guerra e Paz no século XXI. Os desafios e o futuro da Ordem Liberal Internacional” (PNG) (0.58 MB)

Informa-se que nesta iniciativa haverá captação de vídeo, áudio e fotografia. Mais se informa que os ficheiros captados poderão ser utilizados para fins de comunicação institucional e/ou promocional nos diversos canais, físicos e/ou digitais, do ISCSP-ULisboa.

18 maio 2023

Auditório Professor Óscar Soares Barata, Piso 0