ISCSP divulga programa do V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública

4 novembro 2019

Nos dias 14 e 15 de novembro irá decorrer no ISCSP-ULisboa o V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública, dedicado ao tema “A Administração e a Gestão para o Século XXI: Desafios e Oportunidades". O encontro da comunidade científica visa promover a partilha e debate de temas e perspetivas focados no presente e futuro da administração e da gestão.

A sessão de abertura da iniciativa conta com a presença e intervenção de Manuel Meirinho, Presidente do ISCSP, e Randal Martins Pompeu, Vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Leyla Nascimento, da World Federation of People Management Associations, e Marco António Teixeira, da Fundação Getulio Vargas (São Paulo), estarão presentes no primeiro dia de congresso para debater a "Gestão de pessoas: desafios e humanização" e a “Reforma da Administração Pública”, respetivamente.

Ainda no dia 14 de novembro, será apresentado o livro "Grandes Pensadores da Gestão", coordenado por Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma e Rosa Geremias, às 17h30. A obra apresenta um conjunto de pensadores da gestão, dando a conhecer o fundamental pensamento destes autores, de acordo com a sua história de vida e o contexto em que desenvolveram as suas ideias. O livro integra a Coleção Manuais Pedagógicos das Edições ISCSP.

Do programa do segundo dia, destaca-se a assinatura do Memorando de Entendimento do Fórum Lusófono de Administração e Gestão entre o ISCSP-ULisboa e outras organizações académicas relevantes nas áreas de administração e de gestão, às 17h30.

Ao longo dos dois dias de congresso, realizam-se diversas conferências, mesas redondas e sessões paralelas para a análise dos temas: comportamento organizacional; descentralização, mobilidade e ordenamento do território: empreendedorismo e inovação; governação e políticas públicas de saúde; governança digital, entre outros.

O encerramento da iniciativa estará a cargo de João Ricardo Catarino e Miguel Pereira Lopes, docentes do ISCSP e membros da Comissão Organizadora do congresso.

O V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública foi organizado pelo Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP) e pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-ULisboa e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Tem como parceiros o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getulio Vargas (FGV), a Universidade de Fortaleza e a RH Magazine.

Inscreva-se aqui.

O programa das sessões paralelas pode ser consultado no website do congresso: http://clag.iscsp.ulisboa.pt.

Programa completo da iniciativa:

Cartaz - V Congresso Lusófono de Gestão de Recursos Humanos e Administração Pública (PNG) (2.08 MB) Programa do 1.º dia do congresso (PNG) (1.65 MB) Programa do 2.º dia do congresso (PNG) (1.65 MB)