Saltar para o conteúdo principal

Workshop propõe refletir a Antropologia através do desenho

19 abril 2022

"Comunicar através das Linhas — Fazer Etnografia com o Desenho”, por Giulia Cavallo, Professora do ISCSP-ULisboa é o tema da oficina direcionada para os estudantes e docentes de Antropologia do ISCSP-ULisboa. A iniciativa terá lugar no dia 20 de abril de 2022, às 13h30, na sala 9, do piso 2, do ISCSP-ULisboa.

Nesta oficina serão exploradas formas diferentes de recorrer ao desenho na Antropologia. Os participantes serão desafiados a pensar e a imaginar formas alternativas de recolher, registar e apresentar os dados etnográfico. Saindo de uma ideia de arte restrita, ligada ao talento e ao dom, os participantes são estimulados a acolher uma ideia de arte mais ampla e inclusiva, onde as linhas desenhadas permitem comunicar o fazer etnográfico.

A Professora do ISCSP-ULisboa Giulia Cavallo explica que "ver não é um processo meramente físico e sensorial. É um ato repleto de interpretações, codificações e descodificações." E acrescenta que “a antropologia é um exercício de escuta, também visual”. A oradora desafia a que essa escuta “passe igualmente pelo ato de desenhar, como exercício de observação ativa”. A partir da experiência pessoal de Giulia Cavallo com o desenho, propõe criar um espaço de reflexão com os participantes sobre as múltiplas formas de fazer etnografia, em particular através da linguagem do desenho.

Giulia Cavallo usa o desenho como ferramenta para explorar a etnografia e refletir sobre ela. Na superfície do papel, procurou dar visibilidade a narrativas sobre espíritos e sobre o sofrimento em Maputo (Moçambique). O desenho permitiu-lhe “comunicar o indizível, tornando visível o invisível, incluindo as emoções que emergiram durante o trabalho de campo e que não são visíveis no meu texto de cariz académico”, explica. Com esta oficina, a oradora procura partilhar a sua experiência, assim como explorar formas diferentes de recorrer ao desenho na Antropologia.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória, com um máximo de 15 participantes. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: giuliacavallo@campus.ul.pt, até ao dia 18 de abril. Os participantes devem levar folhas A4 e lápis de grafite ou lápis de cor.

A oficina “Comunicar através das Linhas — Fazer Etnografia com o Desenho” é organizada pelo MobCID – Laboratório de Antropologia, Mobilidade Cidadania e Desenvolvimento e pela Unidade de Coordenação de Antropologia.

⇒ Conheça os cursos de Antropologia do ISCSP:

Este website usa cookies para otimizar a sua navegação.Ler mais Concordar