ISCSP: Qualidade da formação em gestão de saúde

23 julho 2020

Na área da Saúde, o ISCSP-ULisboa é reconhecido pela qualidade dos programas apresentados e pela excelência das pessoas que colaboram nos diferentes graus dos cursos oferecidos. Os professores do ISCSP e todos os convidados formam uma equipa de elevada qualidade e por isso a liderança desta área de formação na Saúde tem sido um dos nossos objetivos.

Este é um momento muito particular no sector da Saúde. Além de estar permanentemente submetido a grande pressão, adivinha-se uma crescente preocupação com este sector que se encontra abalado pela atual pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, desde logo pelas alterações que criou à atividade programada, pelo consumo de recursos, pelo próprio desconhecimento dos profissionais e pelos impactos sociais e económicos que causou na população. É, assim, cada vez mais urgente alterar o paradigma, colocando o cidadão no centro do sistema, promover uma efetiva colaboração do sistema de saúde de modo a minimizar os efeitos não previstos e não esquecer a prevenção da doença e promoção da saúde junto toda a população.

Em termos formativos na área da Saúde, o ISCSP, através dos programas do II e III ciclo de estudos em Administração Pública na especialidade de Administração em Saúde e da sua Escola de Administração e Gestão de Saúde, apresenta uma fileira pedagógica de características únicas. De uma forma geral, um aluno após a licenciatura, pode fazer toda a sua restante formação na área da Saúde, desde a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde passando pelo mestrado, até ao doutoramento.

Os créditos apresentam-se como facilitadores para a conclusão dos diferentes graus. Salientam-se ainda os cursos tailor made, cujos principais utilizadores são as empresas e entidades deste sector. Ganha relevo em matéria formativa a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde, articulada com o Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG) do ISCSP, uma vez que a liderança da saúde nos próximos anos será assumida por todos os que tiverem mais competências nas diferentes áreas do saber, e que encontrem na formação um valor acrescido para a sua melhoria e desempenho.

Reconhecida pela Ordem dos Médicos, através do Colégio da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde, desde 2017, esta pós-graduação vai para a sua 6.ª edição consecutiva e conta com um grupo de docentes de excelência, em matéria de Políticas e Sistemas de Regulação na Saúde, Gestão de Recursos Humanos, Satisfação e Qualidade em Saúde, Direito e Legislação na Saúde, Inovação em Saúde, Informação, Comunicação e Marketing, Ética e Governance, Financiamento, Negociação e Contratualização na Saúde, Logística e Gestão da Cadeia de Valor nos Serviços de Saúde. No último módulo são ainda lecionados cinco Seminários de Administração e Gestão de Saúde com o objetivo de dar a possibilidade aos alunos de aprofundar áreas temáticas optativas ao encontro dos seus interesses.

Preferencialmente, a pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde destina-se a: quadros superiores do sector da saúde que pretendam atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos na área científica da Gestão; profissionais de saúde; licenciados das áreas de Gestão, Economia, Finanças, Direito, Tecnologias da Saúde, Serviço Social e outros técnicos superiores com responsabilidades de gestão no sector público, privado e/ou social.

A procura pela área da Saúde no ISCSP tem sido crescente desde a abertura da Escola de Administração e Gestão da Saúde, o que traduz de forma clara a visibilidade desta área de especialização. É ainda de destacar a atividade de investigação produzida em matéria de saúde no Centro de Administração e Políticas Publicas (CAPP) do ISCSP, que conta com um total de um total de 63 artigos científicos nos últimos três anos.

Desde sempre que a Escola de Administração e Gestão de Saúde junta o mérito aos prémios de natureza pecuniária e social. Desta forma, os nossos atuais parceiros, a Fundação Servier, de origem francesa e o Grupo EMS Internacional, são patrocinadores no seu conjunto de prémios no valor de 30 mil euros e bolsas de estudo para alunos mais carenciados.

Este artigo, da autoria de Rui Miranda Julião, Coordenador Científico da pós-graduação em Administração e Gestão de Saúde do ISCSP, foi publicado na edição de julho da revista Executive Digest. O artigo completo está disponível em: https://executivedigest.sapo.pt/iscsp-qualidade-da-formacao/.

Artigo "ISCSP: Qualidade da Formação" - Executive Digest, julho de 2020 (PDF) (3.62 MB)