Mais skills para o mundo “real”

25 julho 2018

Uma abordagem “hands-on” confere mais e melhores competências através de instrumentos e cenários em contexto real. É esta a missão do ISCSP-ULisboa, que pretende que os alunos saiam daquela instituição a saber pensar, decidir e executar – atenuando as “urgências” que o meio digital e online colocam no dia-a-dia.

O Marketing sempre esteve na matriz da formação em Ciências da Comunicação e da Ciência Política. É parte integrante da formação de licenciaturas, mestrados e doutoramentos há várias décadas. Todavia, não é abordado enquanto disciplina autónoma. No Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), houve uma perceção de que o grau de exigência dos novos modelos de negócio e as necessidades efetivas do mercado de trabalho exigiam novas propostas diferenciadoras, quer para recém-licenciados, quer para profissionais que são cada vez mais exigentes a decidirem a instituição de ensino na qual irão investir o seu tempo e dinheiro.

«A dinâmica dos modelos de negócio digitais não poderia ser-nos indiferente. A nossa postura no ensino há mais de 110 anos é de inovação no conhecimento e abertura ao mundo para evoluir. Não integrar e desenvolver cursos que coloquem em análise e discussão estas realidades atuais seria rejeitar a inovação natural do conhecimento. E a história do ISCSP revela esta atitude. Por isso mesmo, a formação na área da Estratégia Digital, do Marketing e, essencialmente, da Comunicação têm ganhado um espaço de relevo na formação avançada do ISCSP, particularmente através da atuação do Instituto de Estudos Pós-Graduados (IEPG-ISCSP) e, mais recentemente, da Academia Digital – Leading by Strategic Skills», afirma David Monteiro, coordenador executivo da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP-ULisboa.

O ISCSP conta na sua oferta com uma pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital, lançada em 2014. Este curso, o primeiro na área da Estratégia Digital desenhado no ISCSP, foi pensado, essencialmente, para preencher uma lacuna que até então existia nesta área ao nível da oferta pós-graduada no ensino superior público. «Como área emergente, percebemos que havia um conjunto de profissionais que precisava de adquirir e/ou validar novas competências porque também eles se vêem de frente para os desafios que a realidade digital acarreta para o seu trabalho ou para os seus negócios. Inicialmente foi um produto muito orientado para profissionais, contudo, rapidamente nos apercebemos da vontade de recém-licenciados em optarem por completar as suas formações-base, licenciatura, com uma formação profissionalizante como é a proposta deste curso», conforme explica David Monteiro.

Esta pós-graduação, desenhada como se de um projeto de Comunicação Estratégica Digital se tratasse, inicia-se com um enquadramento conceptual de grande aplicabilidade com cenários reais para resolver. Segue o Planeamento, no qual os alunos definem o tema do projeto que querem apresentar no final do curso.

Pelo meio vão trabalhando o seu próprio tema ou dando resposta a problemas concretos que tenham na sua atividade profissional ou de negócio. No total são abordados 10 temas (10 módulos de 18 horas cada um), nomeadamente: Comunicação Estratégica Digital, Planeamento Estratégico da Comunicação Digital, Direito e Ética da Internet, Branding e Gestão de Marcas Online, Plataformas e Conteúdos, People Engagement e Comunicação Interna, Comunicação Digital e Gestão de Reputação, Métricas e Avaliação de Desempenho no Digital e Projecto de Comunicação Estratégica Digital. Há ainda o módulo de Workshops de Comunicação Digital Aplicada que serve, em parte, para ligar alguns dos temas que, pela natureza e duração do curso e extensão do meio digital, não é possível abordar em módulos autónomos.

Leia a entrevista completa à Marketeer:

Entrevista a David Monteiro - coordenador executivo da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP-ULisboa (PDF) (0.32 MB)

Conheça a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital do ISCSP-ULisboa, aqui.