Exposição de Homenagem a Adriano Moreira

27 outubro 2022

Entre 26 de outubro e 30 de novembro de 2022 o ISCSP-ULisboa organiza, na sua Biblioteca, uma exposição com obras de autoria do Professor Adriano Moreira.

A exposição contempla uma pequena mostra da vasta obra do Professor Adriano Moreira do domínio do Direito, da Política Ultramarina, da Ciência Política, das Relações Internacionais e da Estratégia.

Adriano Moreira faleceu aos 100 anos, no dia 23 de outubro de 2022. Esta iniciativa acontece no âmbito da semana de luto decretada pela presidência do ISCSP-ULisboa.

O Professor Adriano Moreira iniciou a sua atividade docente no ISCSP-ULisboa em 1950. Em 1956 fundou o Centro de Estudos Políticos e Sociais. Nomeado diretor do Instituto em 1958, procedeu à transformação da escola numa instituição universitária de Ciências Sociais que integrou a Universidade Técnica de Lisboa em 1961. Em 1969, na sequência da crise académica, assume uma posição de defesa da liberdade universitária o que ditou a sua exoneração. Após reintegração no ISCSP-ULisboa, foi eleito Presidente do Conselho Científico do Instituto (1981-1992).

Titular de uma carreira académica singular, Adriano Moreira foi uma figura marcante na história do ISCSP-ULisboa, que liderou durante um longo período, destacando-se pela determinação com que lutou para que o Instituto sobrevivesse aos regimes políticos vigentes em Portugal ao longo das décadas em que esteve ligado a esta instituição.

Exposição de Homenagem a Adriano Moreira - Cartaz (PDF) (1.92 MB)